30 ago 5 desafios para usar o ROI da forma correta
Talvez você já esteja empolgado para começar a analisar seus investimentos e descobrir no que vale a pena se dedicar mais daqui para frente. E isso é ótimo!
Mas, antes disso, é importante vencer certos desafios que podem atrapalhar o bom uso do ROI nas suas estratégias futuras. Veja o que precisa fazer:
Esqueça as métricas de vaidade
O retorno sobre investimento é apenas um de muitos indicadores que podemos usar para entender melhor como anda a saúde de um negócio.
Porém, em certos casos, pode ser que o ROI aponte algo diferente de métricas bastante conhecidas.
Se esse for o caso, provavelmente o que está envolvido é o uso do que chamamos de métricas de vaidade.
Elas são ótimas para te fazer se sentir bem com relação às estratégias usadas, mas pouco contribuem para manter o negócio forte.
Por exemplo, um aumento no tráfego do seu site pode indicar que a estratégia adotada para esse canal está funcionando.
Mas, o que importa nesse caso são as conversões , os leads gerados, clientes conquistados, etc. E o que mostra isso é o acompanhamento cuidadoso do retorno sobre investimento.
Se adapte rapidamente
Depois de investir tanto tempo, energia, dedicação e muito trabalho em equipe , além do dinheiro , para colocar uma campanha em ação, pode ser difícil mudar de direção.
Mas, se os resultados mostrados não estão contribuindo para o desenvolvimento do negócio, não hesite em mudar os pontos que se mostraram deficientes.
Seja por fazer grandes mudanças no planejamento ou mesmo abandonar de vez aquela proposta que parecia a solução ideal para determinado problema, é importante se adaptar rapidamente.
A capacidade de entender as mudanças de circunstâncias e reagir a elas prontamente é uma das características mais importantes para quem deseja usar as informações do ROI da melhor forma possível.
Continue atento ao mercado
Nada é permanente no marketing digital, então continue atento ao que acontece no mercado. A estratégia que dá certo hoje pode não ser tão boa amanhã, e o contrário também é verdade.
Mas, o que está envolvido em prestar atenção ao mercado? Isso inclui observar de perto a evolução dos gostos, desejos e necessidades do seu público.
Os avanços tecnológicos e até o que os concorrentes estão fazendo também são fatores a levar em conta.
Por fazer isso, sempre continuará testando a relevância das ações atuais e sairá na frente ao decidir as estratégias que serão adotadas no futuro.
Não esconda informações da sua equipe
Mais do que acompanhar o retorno sobre investimento de cada campanha e ação, é vital compartilhar os objetivos e observações com todos na empresa.
Se fizer isso, encontrará pouca ou nenhuma resistência quando precisar tomar um novo rumo, talvez afetando o trabalho árduo de outros profissionais.
Esconder o porquê desse tipo de mudança passa uma impressão errada, de que a decisão foi completamente arbitrária e sem sentido.
Por outro lado, quando todos entendem a importância de trabalhar com o ROI em mente, ninguém se sentirá tão apegado a esforços particulares, e sim ao resultado final.
Tenha paciência ao avaliar os investimentos
Nós sempre falamos do quanto o marketing digital tem evoluído com o passar dos anos e, consequentemente, da importância de se manter atualizado com o que funciona no momento.
Contudo, não se esqueça de que mesmo as ações mais eficazes levam algum tempo para dar os resultados esperados.
Por isso, ao calcular o seu ROI, dê um tempo razoável para que as campanhas tragam retorno. Caso contrário, pode desperdiçar uma estratégia que daria certo por fazer mudanças antes da hora.
Uma boa solução para saber quando agir é acompanhar o aumento do ROI com o passar dos meses, e comparar esse progresso com o prazo estimado de retorno, definido no início da campanha.
Ficaram claros os desafios?
Se você ainda tem dúvidas, o nosso trabalho também é acompanhar e mostrar o ROI dos nossos clientes. Que vai muito além de um jogo de números, afinal, requer também percepção e sensibilidade por parte dos tomadores de decisão para trocar o que não funciona e melhorar o que já está bom.
Através de uma consultoria entre meu time de especialistas em vendas online e você, onde conheceremos seu produto, seu mercado, seus diferenciais e analisaremos com os mais de 450 clientes que já atendemos e temos as métricas de performance.
Diante disso, muito provavelmente já teremos como comparar seus resultados com as ações que já fizemos e tiveram bons resultados, pois atuamos em diversos segmentos de mercado.
Isso reduz drasticamente a chance de dar errado sua campanha e te dá segurança de investir com quem já entende do seu negócio e do seu mercado.