6 dicas para atrair mais clientes

Quando a procura de clientes pelo seu produto ou serviço diminui, a primeira saída é entender o por quê.

O cliente pode ter esgotado o orçamento do ano, estar com outras prioridades ou ainda não ter nem percebido que tem um problema e que precisa resolvê-lo.

Nesses casos, são Leads que não estão prontos para compra agora, mas podem ser futuros clientes.

Pode parecer que não, mas o relacionamento é valioso nessa situação. Muitas vezes o que falta é educá-los, fornecendo mais informações para gerar demanda.

Também pode ser só uma questão de timing mesmo. Nessa situação o ideal é continuar próximo do Lead, agregando o máximo de valor através de conteúdos e novidades.

Assim a credibilidade se mantém e não deixa que o produto caia em esquecimento para esse possível cliente, até chegar o momento da compra.

Em ambos os casos o mais importante é manter o Lead informado sobre o assunto, ou seja, montar um fluxo de nutrição através do blog, redes sociais, SEO. Qualquer tipo de dúvida que ele possa ter deve ser saciada e é importante enfatizar os diferenciais e benefícios que a o serviço ou produto oferecem.

Veja abaixo as 6 melhores dicas para você fazer um fluxo de nutrição para os seus clientes.

Para montar um fluxo de nutrição, é preciso estar munido de uma boa base de conteúdo digital que possa ser aproveitada no processo. É interessante que você produza também conteúdos exclusivos para a newsletter e que encante o cliente.

1. Liste o objetivo da campanha

Definir os objetivos da campanha é um bom norteador para o tipo de conteúdo que será compartilhado nas listas de e-mails. Una-se aos vendedores e entenda melhor o trabalho do dia-a-dia, assim fica mais fácil verificar quais as informações mais requisitadas e as situações mais recorrentes.

Trace os objetivos da campanha e direcione o conteúdo do fluxo de nutrição para eles. Se você deseja vender um pacote de serviços X, não tire o foco do leitor, abordando os pacotes B e A, por exemplo.

Quer um exemplo dessa eficiência? Aqui temos um passo a passo de como se relacionar com o cliente e potencializar as suas vendas. E o melhor, foi testado em empresas físicas.

2. Defina a persona

Para começarmos esse tópico, você deve primeiro entender o que é a Persona. Já entendeu? Então vamos ao passo seguinte: como trabalhar esse perfil para aumentar as vendas.

A nutrição de leads começa com um levantamento de informações sobre os interessados no seu conteúdo. Procure reunir o maior número de dados possível.

Mas atenção: não peça todas estas informações de uma única vez, além de formulários grandes inibirem o preenchimento, a quantidade de dados requisitados pode causar estranhamento no leitor. Procure pedir informações aos poucos, com formulários em ofertas diversas.

Com estes dados em mãos, você poderá traçar as diferentes personas envolvidas em seu funil de vendas e direcionar conteúdos de maneira mais eficiente. Desta forma, você passa a investir na personalização de conteúdo, entregando materiais diferentes de acordo com as necessidades e características de cada lead.

3. Selecione o evento disparador

Serviços como o Mail Chimp, o Constant Contact e o Aweber ajudam a alcançar leads e aumentarão o tráfego do seu site. Esses contatos farão parte de uma lista de possíveis clientes que também terão acesso a mesma sequência de e-mails enviada aos contatos antigos.

Em seguida, busque entender que tipo de conteúdo a persona deverá ver para ser convencida a adquirir o produto em questão. O que melhor atenderia esse cliente? Uma série de posts em seu blog ou até mesmo um e-book?

Observe os dados levantados pelo Analytics de cada post, o retorno dos seus vendedores e adeque as informações com as necessidades de cada persona.

Aqui você pode ter alguma ideia de como chamar a atenção do seu cliente.

4. Planeje um calendário editorial

Planejar os prazos de envio e a sequência de conteúdo é essencial para um fluxo de nutrição bem sucedido. E-mails enviados em grande número e em intervalos pequenos podem levar à desistência e ao temido “unsubscribe” (deixar de receber). Intervalos muito longos, por outro lado, podem fazer com que as leads se esqueçam de quem você é.

Uma dica simples é seguir a regra dos dias, como no exemplo: Dia 1, Dia 5 e Dia 10. Assim, você garante um bom espaçamento para se tornar memorável sem se tornar impertinente na caixa de entrada de seus leitores. Desta forma, você garante que a sua marca permaneça viva na memória dos leads.

5. Faça ofertas Opt-In

As ofertas opt-in podem ser definidas como aquelas endereçadas aos clientes que estão realmente interessados em receber informativos e atualizações sobre seus produtos e serviços.

Lembre-se de fazer ofertas de acordo com as necessidades de suas personas: quais são as maiores dúvidas e desejos em relação ao que a sua organização oferece? Como você pode ajudá-los como cliente?

6. Crie as mensagens

Cada e-mail possui uma função específica no processo do fluxo de nutrição. Não redija e-mails sem ter objetivos em mente e Calls To Action definidos para cada uma das mensagens.

No primeiro dia, você pode enviar um e-mail introdutório, agradecendo aos seus assinantes e lembrando-os das ofertas opt-in. No segundo dia do fluxo de nutrição, ofereça conteúdos relacionados à sua oferta. Você pode utilizar vídeos ou posts com CTAs. No terceiro dia, você já tem maior liberdade para oferecer conteúdos mais completos, que exijam maior atenção do leitor. No último dia, enfim, apresente sua oferta especial e convide os membros da lista para a ação. Neste passo, ofereça consultorias gratuitas e tutoriais direcionados.

Por fim, se você ainda tem dúvidas, eu tenho uma equipe pronta para te ajudar com uma consultoria de vendas, vamos identificar os principais pontos de melhoria para a sua empresa e traçar planos de vendas para você executar, a partir de hoje, utilizando a internet e também, para encontrar os clientes certos.

E tão importante quanto saber conquistar novos clientes, você deve saber o que não fazer para espantar os seus já inscritos. Por isso separamos um bônus para você: 5 erros comuns e que você deve evitar na nutrição de Leads.

Se você já tomou a decisão de fazer o seu negócio vender mais clique aqui, preencha seus dados e solicite uma consultoria exclusiva de um de nossos consultores de vendas.

O melhor caminho para você aumentar as vendas e o lucro da sua empresa, além de atingir suas metas, é anunciar na internet com foco no resultados. A diferença é que hoje o seu cliente potencial está um pouco mais cauteloso na hora de fechar negócio e busca mais segurança vindo do fornecedor.

Converse com um especialista E acabe com as SUAS dúvidas!

Um abraço e sucesso!
Andrey Assunção



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