7 estratégias eficazes para o seu conteúdo no YouTube

O Youtube por ser uma plataforma muito vasta e com muitos mecanismos pode, a princípio, assustar quando começamos utilizá-la. Mas, o atrativo de o público estar tão perto e a possibilidade criar diversos tipos de conteúdo para o Youtube sempre parece interessante.

pilha de icones do youtube

O Youtube por ser uma plataforma muito vasta e com muitos mecanismos pode, a princípio, assustar quando começamos utilizá-la. Mas, o atrativo de o público estar tão perto e a possibilidade criar diversos tipos de conteúdo para o Youtube, sempre parece interessante.

O que é o Youtube

Youtube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos enviados pelos próprios usuários, através da internet. O nome vem de “You” que significa você e “tube” que significa “tubo”, canal, ou semelhantes, uma gíria para televisão. É uma tevê com a nossa cara.

Gravar vídeos é uma forma de você demonstrar o valor do seu produto ou serviço. É uma forma diferente de divulgar o que você vende e mostrar a sua marca para milhões e milhões de espectadores.

Porque criar um canal no Youtube?

Antes de te explicar como, quero te explicar por que criar conteúdos para o Youtube.

Pense comigo, você tem duas opções na sua frente:

  1. Ver um banner gigantesco, com várias informações, várias cores aglomeradas, cheio de imagens, de uma forma toda confusa.
  2. Um vídeo com um título chamativo, de alguém que é da área, entende sobre o que está falando, mostrando o passo a passo.

Imaginamos que você irá preferir ver o vídeo, que será muito mais prático.

Economizar tempo é crucial, então muitas vezes ao invés de ler um texto gigantesco, que eu vou levar mais tempo lendo e relendo, o público prefere ver um vídeo esclarecedor.

De uma forma ou de outra, você sempre recorre ao youtube:

  1. Quando quer baixar um jogo ou programa no seu computador.
  2. Quando tem que fazer algum trabalho manual.
  3. Quando o seu computador dá qualquer problema.
  4. Quando seu celular trava.
  5. Quando sua impressora trava.
  6. Quando você está procurando alguma novidade.

Como ter sucesso com conteúdo no Youtube

Em termos estatísticos, o Youtube, é o segundo maior buscador de conteúdo do mundo ! Perdendo apenas para o Google.

E se o seu vídeo for relevante, ele poderá aparecer como resultado no Google.

Pense nas seguintes possibilidades:

  1. Você está no processo de uma venda e diz para o seu cliente: “Dá uma olhadinha no nosso canal do Youtube que lá eu explico como funciona este produto” ou “eu mostro casos de sucesso de pessoas que utilizaram o produto”
  2. Alguém que está navegando na internet acha o seu conteúdo no Youtube, resolve divulgar no Facebook, e aquilo se torna um viral, todo mundo está vendo e falando sobre o seu produto, o seu telefone não para de tocar.

Como vender conteúdo no Youtube

         E como vendo meu conteúdo no youtube?

A princípio, não é muito simples começar o seu canal. Exige empenho, dedicação, entender que o reconhecimento não é instantâneo, leva algum tempinho até o canal ganhar uma força de verdade.

Mas, se você deseja o reconhecimento, atrair clientes e vender o seu negócio, vale o esforço. Diversas empresas de sucesso hoje têm canais próprios anunciando seus produtos, além de utilizar como anúncios.

Gravação de Vídeos

Um dos fundamentos de um conteúdo de sucesso é: vídeos de boa qualidade com pouco tempo de duração. Um vídeo de onze minutos nunca vai chamar a atenção de quem sempre quer algo mais rápido e prático. Um vídeo breve e de qualidade, vai fazer muito sucesso e chamar muita atenção.

Mas o que define a boa qualidade?

  • Seja bem estruturado
  • Direto ao ponto
  • O conteúdo seja verdadeiro e prático
  • Apresentação clara e objetiva do seu produto

Em síntese, corresponda ao que o seu público está procurando.

O YouTube também permite colocar seu produto ou serviço em evidência para uma ampla gama de pessoas. E permite também estreitar o relacionamento com seu público através da interatividade.

novos caminhos conectados ao youtube

Além disso, o YouTube é diretamente ligado ao site de buscas do Google, o que te permite ficar nas primeiras páginas de pesquisa do Google caso siga as estratégias corretas para postagens de seus vídeos. Ou seja, através do YouTube você pode ser mais visto, mais lembrado, mais procurado.

Fazendo o seu canal

O primeiro passo para qualquer rede social ter uma credibilidade e sucesso é preencher da forma mais completa possível o seu perfil. Colocar o máximo de informações sobre você e seu projeto fará com que seu público confie em você.

No Youtube, tem uma seção chamada “Sobre”, parecida com a do Facebook.

Lá, você coloca quem você é, o que vai fazer, qual seu objetivo e o que as pessoas podem esperar do seu canal.

Vale lembrar, essas informações ficarão disponíveis para todos os que entrarem no seu canal. Na descrição do seu canal estarão essas informações, então, qualquer pessoa poderá ver, e saber o que o seu canal se trata, se identificando ou não.

grupo sobre o youtube

Quando definir o nome do canal, pense: para quem você irá criar reconhecimento?

  • Para o nome da empresa/marca
  • Para seu próprio nome.

No canal, em especial nos vídeos, é sempre importante deixar links que vão encaminhar seu espectador para suas plataformas de vendas, sites, lojas virtuais e afins.

E assim como você coloca capa no seu facebook, é importante que faça uma capa bem feita para o seu canal, sem muito floreio, contendo somente as informações necessárias.

Criando o meu conteúdo no Youtube

Chegou a tão esperada hora de fazer o seu vídeo! Temos algumas dicas que podem ajudar a você gravar aquele vídeo incrível.

1 – Câmera

camera para gravar video youtube

Você não precisa comprar a melhor câmera que o mercado tem a oferecer para começar produzir seus vídeos, uma câmera de smartphone já irá te ajudar no início. Muitos celulares hoje já gravam em FullHD, com uma resolução incrível para você postar. Só lembre-se de colocar o celular deitado para gravar.

Nunca segure o celular ou a câmera para gravar, invista em um tripé, ou algo que irá estabilizar a câmera durante a gravação.

2 – Ambientação (ou Cenário)

Utilize um lugar organizado, de preferência com pouca informação, e as que estiverem ali remetam o espectador ao seu produto.

Cores neutras na parede também podem ajudar a pessoa se concentrar melhor na informação, procure usar preto, marrom, bege e tons pastéis.

cenario para vídeo

O cenário deve ser em um lugar fechado, se possível afastado da rua, para evitar ruídos e uma qualidade péssima de áudio.

3 – Áudio

Utilize um microfone para gravar sua voz durante os seus vídeos. O microfone pode ser uma lapela, que você encontra anúncios super acessíveis na internet, microfone de mesa ou até mesmo um outro celular com um microfone bom para gravar apenas o áudio da sua fala.

gravar audio youtube

Coloque sempre uma música baixa de fundo, para animar o vídeo, mas cuidado com os Direitos Autorais, pois o Youtube pode censurar um vídeo com uso ilegal de músicas. Por isto, eles próprios criaram uma galeria de músicas gratuitas que você pode usar.

4 – Conteúdo

Esta é uma das mais importantes etapas do processo. Você irá elaborar um roteiro (ou um resumo, mapa mental)  sobre o tema que irá abordar. Não comece a gravar e falar o que vem na cabeça, se prepare, elabore e decida exatamente o que irá dizer.

Procure falar sobre o que seu público quer ouvir, então explique como utiliza o seu produto, qual a importância e o diferencial dele, dê dicas sobre o produto, ou ainda tire dúvidas ou responda perguntas deixadas pela sua própria audiência.

escrevendo conteudo

Muitas vezes, ter um equipamento de ponta, mas um conteúdo mal elaborado pode impedir o sucesso do seu canal, por isso, invista no conteúdo.

5 – Chamada para ação

Se você reparar, irá ver que no final do vídeo, os Youtubers sempre falam coisas como “Deixa o like”, “não esqueça de compartilhar com seus amigos”… Isso é muito importante que seja dito, pois o espectador esquece de fazer isso, e você retomar isso fará ele lembrar.

Com muitos likes, o seu vídeo passa aparecer “organicamente” na página inicial do Youtube e até nas listas de vídeos “Em Alta”

6 – Durações do vídeo.

Vídeos de cinco a sete minutos são o ideal.

Hoje em dia, os vídeos devem ser rápidos e muito informativos, então, saiba bem trabalhar com o tempo.

 

7 – Processo pós-gravação.

Depois de ter gravado o vídeo, o áudio, escolhido a música de fundo e todas as informações necessárias, é importante fazer a edição.

A edição é um processo um pouco difícil, mas com alguns tutoriais que encontram-se na internet fica muito mais fácil.

Corte o que achar desnecessário, ou algum erro, coloque o áudio no tempo certo e todas as edições que achar necessário.

Conclusão

É necessário saber criar conteúdos para o Youtube hoje, uma vez que esta rede social está se popularizando tanto e todas as pessoas tem acesso a ela.

A criação pode ser trabalhosa, ter várias etapas, mas com a prática, verá como se torna muito mais fácil e como isso pode agregar e muito ao seu projeto.

Converse com um especialista E acabe com as SUAS dúvidas!



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