08 maio 90% dos e-commerces fecham em até 4 meses: saiba como evitar!
Abrir um e-commerce pode ser empolgante, mas muitos empreendedores se deparam com desafios que levam ao fechamento rápido. Segundo uma pesquisa recente conduzida pela Forbes, pelo Huffington Post e pelo Marketing Signals, 90% dos e-commerces fecham em até 4 meses de operação. Veja alguns erros comuns que podem ser evitados:
- Falta de conhecimento sobre o mercado digital: Ignorar as nuances do ambiente online pode levar a decisões erradas. A compreensão profunda do cliente e a capacidade de resposta são cruciais no mercado de comércio eletrônico altamente competitivo de hoje.
- Menosprezar a CRO (Otimização da Taxa de Conversão): Não otimizar a experiência do usuário pode resultar em baixas taxas de conversão. A geração de tráfego é um desafio maior a cada dia. Mas o diferencial não é ter um grande número de acessos em seu site, e sim possuir um bom CRO. Por isso é muito importante criar estratégias focadas em melhorar a taxa de conversão em seu site.
- Ignorar a gestão do estoque: Problemas de estoque podem levar a atrasos nas entregas e insatisfação dos clientes. Realizar uma boa gestão de estoque para e-commerce é uma atividade trabalhosa. Contudo, é fundamental para a saúde da sua operação, uma vez que nele está a maior parte do capital do seu negócio.
- Falta de planejamento de ações comerciais: Estratégias mal elaboradas podem não atingir o público-alvo de forma eficaz. Um bom plano direciona a empresa para que ela possa conquistar mais clientes e ampliar seus resultados financeiros com o aumento do faturamento e do lucro.
LEIA TAMBÉM: 9 dicas de marketing digital para o seu e-commerce - Atendimento precário: Um mau atendimento afasta clientes em potencial e prejudica a reputação da marca. Um a tendimento eficiente é direito do consumidor. Não fornecer um serviço de qualidade pode não só prejudicar suas vendas como também gerar ações na Justiça.
- Pouca ou nenhuma presença nas redes sociais: Quem não é visto não é lembrado! As redes sociais são vitais para a divulgação e engajamento dos clientes. Uma pesquisa realizada pela All in e Opinion Box apontou que 87% dos consumidores fazem compras online e 75% deles usam as redes sociais para buscar produtos.
- Falta de estratégias de retenção: Não manter os clientes existentes pode resultar em baixa recorrência de vendas. Estudos mostram que o custo para conquistar um cliente é 25 vezes maior do que o custo para manter um existente.
- Ausência de investimento em tráfego pago: O tráfego pago é essencial para aumentar a visibilidade e atrair novos clientes. Criar um site é um dos passos mais empolgantes na hora de colocar a empresa na internet. No entanto, não basta deixar ele ali, à deriva.
Superar esses desafios requer conhecimento, planejamento estratégico e foco no atendimento ao cliente para construir um e-commerce bem-sucedido.
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