Teste A/B: o que é e como pode melhorar meu investimento?

Seria um sonho saber como o público-alvo da sua empresa se comporta na internet e o que mais chama a atenção dele, né? Não é sonho, é realidade! Faça um Teste A/B!

Mas você precisa ouvir uma dica antes: embora haja recomendações e boas práticas do marketing digital para seguir, cada empresa tem um público diferente, com característica únicas. Por isso, é indispensável realizar um Teste A/B para ter certeza sobre qual abordagem funcionará melhor no seu negócio.

Com essas métricas é possível medir o resultado de cada ação da estratégia e identificar mudanças que precisam ser feitas. Por mais simples que possa parecer, modificar alguns elementos pode fazer toda diferença no resultado.

Mas o que é, de fato, o Teste A/B?

Esse é um dos testes mais conhecidos e eficientes do mercado do marketing digital. O teste realiza comparações entre duas variáveis de marketing. A medição de ambas dirá qual versão apresenta maior taxa de conversão e qual linguagem tem atingido melhor o seu público.

O Teste A/B é uma ferramenta que oferece um feedback real sobre o mercado da empresa que o realiza, o resultado é mensurado com precisão, de acordo com a base de dados da plataforma.

Se a sua dúvida é se a cor vermelha ou verde irá gerar mais resultados em um botão de “Compra”, ou então saber se a palavra “Fale Conosco” ao invés de “Saiba Mais” vai gerar mais engajamento com seu público, o teste irá eliminar qualquer suposição e a chance de falhas no futuro.

Vale ressaltar que também existem os Testes Multivariados, quando testam mais de uma variável ao mesmo tempo.

Onde posso realizá-lo?

Uma das vantagens de utilizar esse formato de Teste A/B, é que eles podem ser usados em diversos canais de comunicação, desde que você tenha relacionamento com os usuários por lá.

Os mais comuns são anúncios no Google Ads e em redes sociais (como Facebook, Instagram e LinkedIn), email marketing e até no remarketing, landing pages e nas páginas de um site. A possibilidade de aplicar testes A/B é praticamente infinita.

No caso dos emails marketing, você já pensou se a quantidade de cliques aumentaria se você enviasse em um horário diferente? Ou até mesmo com uma descrição de Assunto diferente.

E nas landing pages, uma imagem mais chamativa faria o usuário efetuar o cadastro? E se você oferecesse um bônus para ele?

 

Ferramentas

Geralmente, Testes A/B são feitos com ferramentas especializadas ou por meio de softwares de automação de marketing que possuem esta funcionalidade. Um exemplo de ferramenta que realiza esses tipo de teste é o Google Optimize que também pode ser integrado com o Google Analytics para gerar ainda mais precisão no resultado.

O único tipo de teste A/B que pode ser realizado sem ferramenta especializada é o de email. Nesse caso, apenas uma ferramenta de e-mail da conta do trabalho, mas o processo não será tão automatizado e pode levar a erros.

Quando fazer?

Sempre que você ou a equipe de profissionais que te acompanham sentirem um déficit (por menor que seja) dentro da campanha, o Teste A/B deve ser aplicado.

Por exemplo, se o envio do email marketing está com a taxa de cliques abaixo do aceitável ou a landing page esteja com baixa taxa de conversão, é hora de pensar em uma segunda versão para rodar e avaliar se o desempenho melhora com as mudanças.

Também é uma ótima opção realizar os teste quando o desejo é otimizar alguma métrica importante para a empresa, seja em acessos, abertura de cliques, geração de leads, entre outros.

O que deve ser avaliado?

Vamos começar essa parte com uma dica valiosa: teste apenas um elemento por vez, senão será impossível saber qual das mudanças foi a responsável pelos resultados.

Geralmente, os itens que costumam oferecer maiores resultados de conversão na página são:

  • Headline (o título em destaque);
  • Call-to-Action (botões para conversão);
  • Imagem ou Vídeo;
  • Descrição da oferta;
  • Tamanho e campos do formulário;
  • Prova Social (depoimentos, certificados…)

Esses são os elementos principais, mas os testes não se limitam a apenas essas opções. Ainda é possível alterar a posição dos elementos, cores ou mesmo aspectos da própria oferta (15 ou 30 dias de desconto em um serviço, por exemplo).

Como o teste chegará ao meu cliente?

A implementação do teste A/B varia de acordo com a ferramenta usada, em geral elas dividem por igual a distribuição do conteúdo. Ou seja, no caso de emails, 50% da amostragem irá receber uma versão e 50% receberá a outra. Já com landing pages e CTAs, metade dos visitantes do seu site terão acesso a variável A e a outra metade terá acesso a variável B.

Desta maneira, ao fim do período de teste você será capaz de identificar qual variação deu mais resultados, e repetir no futuro.

O Teste A/B é feito com mais frequência em landing pages ou em anúncios de estratégias de Marketing Digital, pois assim que a ferramenta determina que as páginas participantes do teste já recebem tráfego suficiente para o teste ter significância estatística, determina o vencedor e a partir daí 100% do tráfego terá acesso a página otimizada.

Quando terei resultados?

Você aguenta mais dicas hoje? Essa é difícil, mas necessária: tenha paciëncia e dê tempo ao tempo.

Ninguém obtém sucesso de um dia para outro, não podemos medir o profissionalismo de uma bailarina em sua primeira pirueta. Você pode acompanhar minuto a minuto a sua estratégia, mas o verdadeiro resultado pode levar alguns dias, ou até mesmo semanas, para aparecer.

No caso do email marketing, o tempo pode ser menor, de 1 a 3 horas, mas isso se o alcance for aceitável e um bom número de pessoas o receberem.

Voltando para as landing pages e anúncios, o período recomendado é de 15 a 30 dias, pois vai garantir que seus testes receberão visitas suficientes para que tenha significância estatística.

Se depois de 30 dias seu teste ainda não tiver resultados significantes, quer dizer que ele não tem um impacto tão grande na sua estratégia.

Que tal pensar já pensar no próximo teste?

Teste A/B na prática!

Case de sucesso no mês de Janeiro: um dos nossos clientes do segmento de Barbearia precisava atrair clientes para uma semana de palestras.

O teste foi realizado durante 15 dias, em campanha voltada as redes sociais Facebook e Instagram. A variável A com uma copy informativa sobre o evento e a variável B um convite informativo, com mais detalhes e gatilho de escassez.

Da uma olhada nos gráficos da Campanha:

Dados de Visitas a campanha

Dados de Visitas a campanha. Variável A 56,7%, Variável B 43,3%

Dados de Conversão a campanha

Dados de Conversão a campanha. Variável A 26,3%, Variável B 73,7%

Apenas com a mudança na copy do anúncio, o número de cliques caiu e a taxa de conversão subiu 65%. Ou seja, automaticamente o público foi segmentado e houve economia no investimento. Por isso, sempre que estiver na dúvida sobre o impacto de qualquer detalhe na sua campanha, não deixe uma opinião prevalecer: faça um teste A/B e permita que os números falem.

Esse foi só um exemplo, mas as possibilidades são enormes. Não significa que se funcionou aqui é porque vai funcionar em sua empresa.

Como escolher a melhor estratégia para a minha empresa?

Esse é um trabalho para especialistas! Você precisa de um time que entenda dos Testes A/B e principalmente, do seu segmento.

As ferramentas demandam conhecimento profissional para avaliar as métricas e é preciso analistas prontos para realizar as mudanças necessárias rapidamente, para que o seu investimento não seja desperdiçado.

Converse com um especialista E acabe com as SUAS dúvidas!



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