O que é algoritmo e como ele influencia nas redes sociais?

Em algum momento se perguntou como um plano consegue dar certo? A resposta é simples, análise. Com análise conseguimos observar tudo aquilo que está dando certo e errado, e será dessa forma que você poderá utilizar os resultados certos ao seu favor.

Se analisarmos, as redes sociais não diferem de outros planos, pois, as mesmas têm como função analisar o melhor conteúdo para ela e seu público, gerando, dessa forma, o tão esperado engajamento.

Afinal, qual negócio não quer o seu engajamento dando certo? Com as suas ferramentas, conseguimos atrair outros perfis e consumidores para a conta do administrador, porém, às vezes, é mais fácil falar do que realizar, sabendo que para um engajamento dar resultados é preciso de estratégias.

Estratégias interligadas com os algoritmos, mas a questão é: o que é algoritmo e como ele influencia nas redes sociais?

Os algoritmos das redes sociais não são nada menos do que um conjunto de regras estabelecidas, regras essas que determinam os conteúdos mais relevantes para cada conta de usuário, como, por exemplo, o que será mostrado primeiro em sua página de início.

É importante ter em mente que o algoritmo não é realizado da mesma forma em todas as redes sociais, cada plataforma tem o seu próprio jeito de realizar o seu estilo de algoritmo; iremos explicar de uma forma simples como o algoritmo do Instagram funciona.

Como o Instagram utiliza o algoritmo e como você pode usá-lo ao seu favor?

Se você é um usuário do Instagram há algum tempo deve se lembrar de quando as postagens eram realizadas de forma cronológica, ou seja, aparecia na ordem que foi postada (quem postasse primeiro tinha prioridade). Com o tempo, o Instagram percebeu que essa estratégia não era tão boa e decidiu tomar caminhos diferentes, usando os seguintes tópicos:

Tempo: Quando a realização da postagem foi feita.

Conheça o seu público, pois, dessa forma, você saberá quesitos como, por exemplo, o horário que o seu público está mais ativo, gerando, assim, o engajamento almejado.

Engajamento: Quantas curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos foram feitos.

Não é sempre que temos criatividade para criar conteúdos que chamem a atenção, então, por que não ficar atento às novidades que estão acontecendo para se inspirar? Afinal, a intenção é despertar o interesse de tal forma que faça os usuários desejarem o conteúdo que você está oferecendo.

Relacionamento: Como são as interações dos usuários com o público que está seguindo.

Seja presente e atencioso com seu público!

Não existe nada mais frustrante do que um comentário não correspondido, a falta de reciprocidade consegue afastar o seu público, ou seja, fique atento em DM e comentários.

Esse algoritmo (interação) também é utilizado nos stories, onde ele mostra em primeira mão aqueles onde você tem mais interações e deixando o restante em último lugar.

 

Conclusão:

A plataforma do Instagram é apenas um exemplo para mostrar como os algoritmos são importantes e como eles podem fazer a diferença se usados da forma correta.

Não é sempre que as estratégias que costumam dar certo darão um bom resultado. Por isso, se arriscar em conteúdos novos é tão importante quanto o assunto recorrente.

Se porventura você leu esse conteúdo e sente que terá dificuldades para colocar as dicas em prática, conheça a Make Vendas e saiba como ela pode te auxiliar e trazer os melhores resultados!

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