24 jun Gerei leads e agora?
Saber como trabalhar os leads gerados é uma das tarefas mais delicadas do marketing e vendas. Muitas vezes, o objetivo de uma campanha de marketing é gerar leads, mas, após a conquista, eles devem significar mais do que uma simples lista de e-mails.
De nada adianta gerar 1.000 leads por mês e não conseguir converter 10 vendas no mesmo período. O sucesso entre leads gerados e convertidos depende muito do processo de vendas estabelecido em sua equipe e do relacionamento que é criado com esses potenciais clientes.
Por isso, o time de vendas deve trabalhar com um processo bem definido, sabendo exatamente por qual caminho devem levar o lead desde o primeiro contato.
Percorrer todas as etapas é importante, mas a qualidade é primordial. Para te ajudar nessa jornada, separamos algumas dicas que irão te ajudar a trabalhar um lead frio e elevar seu índice de conversões.
1. Mantenha um relacionamento com o lead
Mesmo que seu lead não esteja no momento ideal, é essencial que você nunca, jamais, em tempo algum perca o relacionamento com ele. Ao manter contato você garante que ele terá total acompanhamento de suas ações para se motivar a comprar quando a hora chegar.
Por isso, a partir do momento em que o lead entra na sua base, mantenha um relacionamento constante com ele através de ações que direcionem seu foco de atenção e interesse.
2. Avalie o comportamento do lead
Você já parou para tentar entender o comportamento do seu lead? Quais e-mails ele abriu? Que materiais acessou? Com que frequência acompanha suas publicações?
Entender pontos como esses pode ser um passo fundamental para descobrir novas maneiras de abordá-lo ou até mesmo detectar pontos falhos em seu processo e é por esse motivo que você deve ter uma estratégia detalhada de suas ações, sempre com o cuidado de deixar uma trilha que permita mapear e mensurar as ações do lead ao longo do processo.
3. Mude a estratégia
Se você vem trabalhando durante algum tempo uma mesma linha de abordagem e seu lead não responde a ela, por que não mudar a estratégia?
Muitas vezes trocar o foco de sua comunicação com o lead pode despertar a atenção dele através de novos gatilhos que o ajudem a avançar pelo funil de vendas. Lembre-se que cada ser humano é diferente e que os estímulos também podem funcionar de modos diferentes para cada um deles.
4. Sempre é tempo para recomeçar
Suas ações geraram uma base de leads frios que está parada há um bom tempo. E você está em busca de gerar novas oportunidades para alavancar as vendas. Por que não, neste caso, tentar uma estratégia nova e recomeçar o relacionamento com a base de leads frios?
Se eles se tornaram frios, certamente muitos materiais que você enviou sequer foram vistos. Então você pode gerar uma nova linha de abordagem e começar de novo seu relacionamento por outros caminhos.
Conclusão:
Mãos à obra! Não perca tempo e mantenha seus leads em dia. No entanto, lembre-se sempre que algumas vezes é preciso saber a hora de parar. Você não vai querer fazer todos os sacrifícios do mundo para converter um “lead-problema”.
Elabore sua estratégia de reengajamento focada em leads de qualidade. Estude técnicas de inbound marketing que possam te auxiliar nesta jornada e aumente suas oportunidades de vendas.
Tenha em mãos uma ferramenta de gestão de leads que ofereça apoio estratégico para essas ações e para direcionar sua equipe de vendas no momento de efetivar a conversão.
Para isso, conheça a Make Acelerador de Vendas, uma plataforma de gestão de tráfego que ajuda você a acompanhar de perto o termômetro do seu lead e amplie suas oportunidades de fechamento.