9 Estratégias para Acelerar e Turbinar as suas Vendas

 

No seu dia a dia, certamente você já percebeu como a internet transformou a sua vida e o mercado de vendas. Você está sempre recorrendo ao Google para resolver qualquer dúvida e não larga as redes sociais para saber das últimas novidades. É verdade ou, não é?

Bom, se a internet transformou o dia das pessoas, o que dizer então das empresas? Para acompanhar as mudanças de hábitos, elas precisaram adotar novas ferramentas. Por isso, cada vez mais, aproveitam os benefícios do Marketing Digital para aumentar as vendas.
Vamos ver agora, alguns principais benefícios:

1. Ter uma presença online para ser encontrado

Atualmente, ao ter um contato com alguma marca, muitos consumidores já perguntam diretamente pelo seu site ou redes sociais. Eles gostam de conhecer a identidade da marca, saber mais informações e sentir confiança antes de fazer uma compra.
Por isso, você precisa ter uma presença online consistente, em diferentes canais, para que o consumidor encontre a sua empresa na internet.

Afinal, os consumidores estão sempre na web para se informar e interagir. Se você não estiver por lá também, para marcar presença na lembrança deles, outras empresas concorrentes vão ocupar o seu lugar e suas vendas.

2. Gerar engajamento com a persona

A internet permite que, além de atrair um cliente e aumentar as oportunidades de vendas, as empresas possam criar relacionamentos duradouros com o cliente.

A grande diferença que a comunicação digital trouxe é que ela não é uma via de mão única: as marcas podem oferecer conteúdo relevantes, muito além da publicidade puramente comercial, e os consumidores podem responder e interagir com as empresas.

Com essa interatividade, os laços que se criam entre marcas e consumidores são muito mais fortes. E, num cenário em que a concorrência está cada vez mais acirrada, conquistar o engajamento da persona é essencial para se manter na sua lembrança.

3. Acompanhar a jornada de vendas

Ainda bem que o Marketing Digital permite acompanhar toda essa jornada de compra. Por todos os canais pelos quais o consumidor passa, em site, Facebook, blog, loja virtual… etc. E as marcas podem estar presentes com conteúdos e ofertas interessantes.

Assim, fica mais fácil ajudar o cliente a resolver todas as suas dúvidas e influenciar sua decisão de compra.

4. Conquistar a fidelização dos clientes

Mesmo depois de finalizar as vendas, é importante as empresas manterem contato com o cliente para estimular uma recompra ou uma recomendação da marca para outras pessoas, o famoso boca a boca, que pode alcançar muito mais gente.

Essas estratégias de marketing, que fazem parte da fidelização de clientes, costumam valer muito mais a pena que o processo de aquisição, que pode ser trabalhoso e custoso.

O importante é conhecer bem o perfil e os interesses de cada pessoa para fazer as ofertas certas, pois ela precisa se sentir notada e valorizada pela sua empresa para voltar a comprar.
Dica: ofereça vantagens para quem já é cliente.

5. Ganhar autoridade de marca

O que o seu negócio ganha com isso?

Ele se torna uma referência para clientes, que passam a confiar mais no que você oferece, além de formadores de opinião, veículos de comunicação, até mesmo concorrentes.

Uma das evidências de que a marca conquistou autoridade é o seu posicionamento nos resultados da busca do Google. Estar nas primeiras posições significa que você é uma referência para o mercado!

Isso atrai mais interessados para a sua empresa e desperta a confiança no que você produz. Afinal, é natural confiar mais em quem entende do assunto, né?

6. Segmentar o público

Diferentemente do que ocorre nos meios tradicionais de comunicação, na internet é possível implementar estratégias de alcance. Falar com um público muito específico que esteja interessado em um produto ou serviço.

Embora o potencial de alcance da internet seja enorme (e esse é também um dos benefícios do Marketing Digital), o seu grande diferencial é o poder de segmentação do público.

A segmentação é possível desde o primeiro contato do visitante com a marca, por meio de um anúncio nas redes sociais, por exemplo. Isso faz com que toda a experiência de compra seja mais satisfatória e gere um sentimento positivo no usuário, que vai receber apenas conteúdos direcionados ao seu perfil, interesses e comportamentos.

A segmentação também pode ser usada para oferecer conteúdos e ofertas de acordo com as etapas da jornada de compra. Dessa forma, um envio de e-mail marketing só é realizado quando a empresa identifica que o usuário já está na etapa desejada (mais maduro para a compra, por exemplo).

Mas como a internet permite isso? Simples: é o próprio usuário quem fornece informações sobre ele mesmo, seja por conta própria (ao preencher um formulário, por exemplo), seja por meio dos cookies do seu navegador (que rastreiam seus passos na web).

Assim, as empresas podem analisar esses dados sobre os consumidores e elaborar estratégias segmentadas para cada tipo de público.

7. Personalizar as ofertas

Mais interessante que segmentar o público de anúncios e os contatos de e-mail marketing é personalizar a comunicação para as vendas.

Afinal, mesmo dentro de um segmento de público, cada indivíduo tem um perfil diferente e vive diferentes momentos de vida.
Por isso, a personalização aparece com força no marketing atual, especialmente porque o Marketing Digital permite criar conteúdos e ofertas únicos para cada pessoa.

Como a internet faz isso? Da mesma forma que explicamos antes: é possível saber diversas informações sobre cada usuário, desde os seus interesses até o seu histórico de navegação, o que embasa as estratégias de personalização.

8. Poder mensurar todos os resultados

Com o Marketing Digital, é possível saber tudo isso. Como dissemos, a internet permite rastrear todos os passos dos clientes, desde um clique em um link do e-mail marketing até a finalização de uma compra na loja virtual.

Por isso, você consegue saber exatamente quantas pessoas acessaram a sua página, quantas delas compraram e qual foi o retorno dos investimentos em publicidade.

9. Excelente custo-benefício

As empresas de pequeno e médio porte são as que mais percebem as vantagens do Marketing Digital, pois os investimentos são acessíveis e conseguem trazer resultados expressivos para o negócio.

Mesmo com baixos orçamentos, você já consegue colocar a sua publicidade no ar e atrair muitos interessados, como acontece com links patrocinados e Facebook Ads.

Executando as estratégias de Marketing Digital

O mais importante, ao iniciar as estratégias de Marketing Digital, é conhecer as oportunidades que o investimento oferece, mas sem perder de vista que os resultados só aparecem com as estratégias sendo executadas com cuidado e aprimoradas mês a mês.

Nos da Make, sabemos que mesmo com a possibilidade do seu negócio já ter resultados nos primeiros passos da estratégia, é preciso ter paciência para perceber o retorno mais expressivo.

Quanto mais você trabalhar o Marketing Digital da sua empresa e consolidar a sua presença online, mais retorno você terá com os conteúdos que já estão publicados, com a lista de contatos que só tende a crescer e com a audiência que será cada vez mais engajada.

Converse com um especialista E acabe com as SUAS dúvidas!



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