07 jun Como é estruturada uma campanha no Marketing Digital?
Uma campanha no marketing digital é baseada em reunir uma série de estratégias no mesmo lugar para que sua empresa possa obter e aumentar a presença de visitantes online e offline, isso pode incluir tanto estratégias pagas quanto não pagas. Normalmente, as estratégias não pagas são conhecidas como orgânicas – aquelas que acontecem de forma natural, voluntariamente pela parte do público – enquanto as estratégias pagas envolvem eventualmente um investimento e gasto.
Entre as estratégias com uma maior busca, encontramos: criação de sites, e-mails, marketing de conteúdo, publicidade paga por clique e entre outros.
Cada empresa tem um objetivo no marketing digital, algumas acreditam que a melhor alternativa é aumentar o tráfego pago no site, enquanto outras preferem optar por conversões.
Observando isso, podemos focar em três etapas principais em uma campanha:
1. Planejamento
O planejamento é a ponta de início para toda a estratégia, será nesse momento que a empresa precisará saber o seu objetivo para que dessa forma o marketing venha efetuar a sua função.
Cada negócio precisa saber que existe em seu público uma “persona” que em outras palavras é o “típico de pessoa que irá consumir seu produto”, por exemplo, a sua marca vende produto para emagrecimento, então, idealizarmos que o seu cliente ideal será: uma mulher casada, com uma filha e que após sua gravidez teve sua autoestima abalada e desde então está procurando produtos que a ajudem. Ela está sempre ativa no Facebook compartilhando encapsulados, dietas e receitas voltadas para o emagrecimento.
Logo em seguida da idealização da sua persona, será analisado:
Motivos para a mudança de hábito
- O motivo pelo qual o consumidor quer mudar o seu hábito;
Motivo para sua escolha
- O porquê dele está escolhendo a marca;
- Exemplo: O reconhecimento e o que ela promete se você a consumi-la.
O que é oferecido
- Mostrar o que estamos prometendo para a solução dos problemas dela;
- Exemplo: Uma melhor qualidade de vida, bem-estar e uma autoestima renovada.
Será baseado nas informações da sua “persona” que o planejamento de uma campanha começa anotar o objetivo de visualização da campanha, a duração de tempo que ele ficará no ar, o público alvo, interesses, faixa etária e entre outras informações sobre seu público ideal.
Analisar o que os outros concorrentes estão efetuando, torna- se importante para ser comparado na concretização da campanha.
Efetuar
Chegou aquele momento de colocar tudo o que foi planejado em prática.
Conhecido como o período de incertezas, a etapa de efetivação é quando descobriremos se a estratégia planejada dará os resultados desejados. Por esse motivo, a análise já começa neste tópico, visualizando o que está ocorrendo de boa forma e aquela que não está anotando cada informação para que seja analisado o porquê de os dados terem ocorrido e como podem ser melhorados.
Analisar
A análise final será quando cada dado da campanha será observado, aqueles que obtiveram os bons resultados, os que não tiveram e os que podem ser melhorados para a próxima campanha.
Nesse processo é necessário observar três tópicos em especial, eles são compostos por:
- Identificação de Métricas
- Otimizações
- Linearidade/Constância
- Escalabilidade
Para que cada tópico citado acima possa dar certo, é necessário um cronograma que irá alinhar todo processo. Esse processo pode ser visto como simples de efetuar, mas é necessário ser realizado corretamente para que a marca possa obter o que mais deseja: resultados.
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