29 abr Como estudar o público alvo?
Toda empresa deve, ou deveria, priorizar, antes de tudo, o público. Saber quem são as pessoas que sua empresa ou produto impactam é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Não importa o seu segmento, caso você não conheça o seu público alvo, muito provavelmente está perdendo dinheiro.
É através de um estudo que você vai descobrir os pilares do (como, quando, onde e por que). Por meio disso você pode trilhar um caminho para o seu produto ou serviço e isso fará o seu negócio crescer.
O marketing digital pode, por vezes, ser “complexo” de lidar, mas é necessário termos em mente que será através desses métodos – bem pensados e planejados – que você alcançará os resultados desejados.
1. O que é um público alvo?
Cada empresa vende um produto ou serviço, certo? E para cada um deles existe um público que conhece, pesquisa e consome, porém, alguns desses públicos podem ser “instáveis”, se tornando, desta forma, um cliente “não fiel”, por não estar ali sempre contribuindo com a empresa.
Eles diferem daqueles que sempre estão utilizando o seu produto ou serviço, é justamente esse público fiel que você deve atingir. Saber “canalizar” suas estratégias em quem realmente consome o que você oferta, muitas vezes, é mais complexo do que parece; a melhor base como estudo.
Será através do seu público fixo que você entenderá questões como: o que agrada, o que não agrada e aquilo que pode ser melhorado em seu produto – tendo a contribuição de sugestões dos clientes – afinal, quem melhor para falar sobre o produto ou serviço do que o próprio consumidor?
2. Como posso definir o meu público alvo?
Acreditamos não haver forma melhor de conhecer o público alvo sem realizarmos testes. Talvez esteja se indagando: testes? Como eles podem me ajudar?
O motivo é simples: os testes servem para saber o que dará certo ou não certo. Esses testes podem ser um post diferente, apenas conversando com o cliente, stories interativos – por exemplo, questionando o que o consumidor sente falta em seu produto – reels, novidades, entre outras estratégias que farão você entender quais opções trouxeram um melhor engajamento, qual horário o seu público melhor se concentra e até os melhores dias da semana para interagir com seu público.
3. Busque inspirações
A regra é clara: não copie, se inspire.
É provável que o seu produto não seja novo no mercado e tenha outras marcas que vendem o mesmo estilo de produto que o seu – com o mesmo propósito ou diferentes – então, por que não se inspirar neles?
Não é sempre que temos a criatividade de propor algo diferente diariamente e isso não é um problema! Pois, é buscando inspirações com outras marcas que podemos adaptar do nosso próprio jeito.
Além disso, é importante você estar atento no que está acontecendo nas redes sociais, como uma dança, uma caixa de perguntas ou um bate-papo. Dessa forma o seu público entenderá que você está atento e participando das novidades.
Conclusão:
Se você deseja ter sucesso em sua empresa é necessário, antes de tudo, descobrir e estudar o seu público alvo.
Saber quem é o seu consumidor fixo para ter uma base de como trazer o melhor para eles fará a sua empresa crescer. Tenha em mente o que você quer e a melhor maneira de atingir esse alvo. Mas não se engane, a rota mais eficaz para atingir esse objetivo é descobrindo onde o seu público se concentra, dessa forma você entenderá o porquê o estudo do seu consumidor é tão importante para a sua empresa!
O marketing pode parecer muito complexo, mas com as estratégias corretas não temos dúvidas que dará certo. Não tem problema se não compreende isso ainda, a Make Vendas te mostra o caminho!