04 out Desperte a emoção do seu cliente
Bom, vamos supor que você já tem a solução do problema do seu público.
Ok, ponto para você, está no caminho certo.
Mas, isso não será suficiente se você não souber despertar a emoção dele de alguma forma.
Bom, vamos lembrar aqui: o que é copy? – é um método de escrita persuasivo.
Certo!
Então, você precisa, necessariamente, mexer com o público para que sua venda dê certo.
E aqui existem várias maneiras de você conseguir isso.
Por exemplo, você pode contar a sua jornada, ainda mais se for parecida com a dos seus clientes, para criar empatia e aí o terreno fica melhor para a conversão futura.
Só que existe uma técnica chamada: os gatilhos mentais ou, atalhos mentais.
E o que são esses gatilhos mentais?
Basicamente, eles são mecanismos cerebrais que tem o objetivo de tornar mais rápido processo de decisão do seu cliente.
Existem muitos gatilhos mentais que são estudados e usados a todo instante.
Resumidamente, separei alguns para você entender:
Reciprocidade – é a tendência de retribuir favores (uma troca).
- Coerência – quando você se propõe a pagar por algo se o cliente não gostar.
- Prova Social – é uma tendência que segue o comportamento de outras pessoas.
- Autoridade – é outro gatilho porque nos faz confiar naqueles mais “experientes”.
- Escassez – mostra que tudo é que raro ou está acabando é valioso.
Essas são algumas ideias de gatilhos mentais que fazem com que nossos públicos comecem a agir de forma mais automática, mais emotiva.
3 – Fale do produto, mas só no momento certo
O que é copy se não a arte de conseguir encontrar o momento certo para a venda?
O copy fala muito em conteúdo. Conteúdo persuasivo, conteúdo de qualidade, conteúdo de valor, conteúdo de importância…
Só que o copy é apenas uma maneira de você conseguir conversão porque o próximo passo para, além disso, é vender o seu produto ou serviço.
Em algum momento você vai ter que falar do seu produto.
O importante é saber que não vai ser qualquer momento, e sim o momento!
Se você entrega um conteúdo de alta qualidade, que sana as dúvidas dos leitores, que te dá credibilidade e autoridade, você está a dois passos do paraíso para realizar a sua venda.
Isso porque você conseguiu gerar um relacionamento muito bom.
E se relacionar com o cliente nada mais é do que o deixar melhor preparado para receber suas ofertas que vão vir futuramente como forma de melhorar a vida dele.
Afinal, você está dando a solução para um problema, não é?
E aqui já estamos falando que é chamado no marketing digital de “objeções”.
Mas, o que são objeções?
Vamos entender da seguinte forma: quando um consumidor compra um produto, ele tem que se desfazer de alguma coisa, no caso o dinheiro dele.
Essa troca precisa, necessariamente, valer a pena.
E existem muitos motivos para que o consumidor ache que aquela troca não vai valer a pena.
Isso é a objeção, esse pensamento de achar que o produto não vale a pena ou não vale o valor pelo qual está sendo vendido.
Nesse caso, qual é, portanto, a atuação do copywriter?
Fazer com que o consumidor entenda que sim, aquele produto vale a pena por X motivos.
Se o produto vai solucionar o problema dele, já é um começo.
Mas, é preciso ir, além disso, e mostrar, inclusive, que o valor está abaixo do que o produto pode representar de mudanças na vida da pessoa que o comprar.
Pensando do lado do consumidor, ele está totalmente correto em ter objeções.
Só que se você vende algum produto no qual confia e sabe que vale a pena, vai precisar mostrar para o consumidor isso.
E aqui está a importância de seguir os passos acima, considerando que estamos falando sobre o que é copy e como usar ele no marketing digital.
4 – Leve o seu público à tomada de decisão
Tem uma frase que é bastante batida no mercado digital, mas que precisamos dizer aqui, agora:
“Se você não disser ao cliente para onde ir, ele pode ir a qualquer lugar… Inclusive, embora”.
E é isso mesmo.
Você tem um conteúdo de qualidade, usa técnicas de persuasão baseado no que aprendeu sobre o que é copy e ainda tem um produto que vai resolver o problema de muita gente.
Ok.
Mas, e aí bora vender?
Claro, né.
Já que hoje o desejo de todo empreendedor é que as suas vendas estejam sempre em processo acelerado. Temos que ter o poder de direcionar a pessoa para a compra.
Portanto, se você percebe que cada dia está mais difícil convencer o consumidor a comprar seu produto, passando por queda nas vendas ou então sentindo que o mercado no seu setor vai apertar, não espere piorar. Eu e o meu time estamos prontos para conhecer o seu negócio e aplicar as técnicas certas. Tudo isso porque nos apresentamos planos de ações eficientes e que promovem campanhas direcionadas para atingir o seu público-alvo.