03 mar Facebook: tudo sobre a rede social mais usada do mundo!
Sendo a principal escolha de muitos usuários de redes sociais, o Facebook é, atualmente, o site mais acessado do mundo.
Por causa do seu sucesso e grande adesão, pode-se considerar que influencia diretamente na política, cultura e opinião pública dos usuários.
Mas como esse fenômeno começou? Qual foi a trajetória dos fundadores até os dias atuais? Quais são os principais recursos deste website?
O Facebook
O Facebook é a maior rede social de todo o mundo, contando com 2 bilhões de usuários ativos em todo mundo.
Nele, é possível criar um perfil pessoal ou uma Fan Page, e interagir com outras pessoas conectadas ao site, através de trocas de mensagens instantâneas, compartilhamentos de conteúdos e as famosas “curtidas” nas postagens dos usuários.
Além de executar estas funções, também é possível participar de grupos, de acordo com seus interesses e necessidades, dentro da rede social.
Atualmente, é uma das formas mais utilizadas entre aqueles que acessam a internet, para se conectar com outras pessoas e também para realizar buscas rápidas de informações, além de funcionar como espécie de centralizador de contatos.
Aprenda mais sobre a rede no ebook completo que disponibilizamos!
História
A história da rede social mais acessada do mundo, começou em 2003, dentro de um quarto, na Universidade de Harvard, com o nome de Facemash.
Facemash
O site foi criado pelos estudantes Mark Zuckerberg, Chris Hughes, Dustin Moskovitz e o brasileiro (Olha agente aqui) Eduardo Saverin, que estavam no segundo ano de faculdade.
Através dele possível escolher quais eram as meninas mais atraentes do campus, através de comparações de fotos que foram coletadas a partir do sistema de segurança da Universidade.
É claro que esse tipo de website logo despertou a fúria das estudantes, e os executivos de Harvard o fecharam rapidamente.
Na época, Mark sofreu uma série de acusações, como violação de privacidade e de segurança, enfrentando sérios problemas em sua faculdade.
Thefacebook
Pouco tempo depois, o estudante já começava a programar o código de uma rede virtual que, mais tarde, iria se expandir para o uso de estudantes de outras universidades das redondezas, com o nome de ‘’thefacebook’’.
Neste site, era possível criar laços de amizade virtuais entre os universitários.
E enfim, o Facebook
A expansão continuou, e no verão de 2005, o Facebook, foi oficialmente inaugurado com seu nome original, logo depois que o conselheiro de Mark Zuckerberg, Sean Parker, co-fundador do Nepster, sugerir a mudança sutil do nome.
Mark Zuckerberg, Snoop Dogg e Sean Parker (o cara que sugeriu tirar o “the” de Facebook)
A partir de 2006, o acesso passou a ser liberado para alunos do ensino secundário e também trabalhadores de empresas em geral e não eram mais apenas os estudantes universitários que podiam usufruir do uso da rede.
Logo depois, qualquer pessoa com idade acima de 13 anos podia se conectar ao Facebook, fornecendo informações simples como nome e sobrenome, e-mail, data de nascimento e gênero.
Em 2011, o site se tornou o maior servidor de fotos do mundo. Já no final do mesmo ano, o número de usuários que acessavam o Facebook pelo celular, já ultrapassava a marca dos 350 milhões.
Hoje esse número mais que dobrou, assim como seu indiscutível sucesso e os usuários cadastrados na rede chegaram à marca de 2 bilhões.
Muitas pessoas deixaram de utilizar o Facebook apenas como uma maneira de se conectar aos amigos e passaram a vê-lo como uma ferramenta de trabalho, além de um meio de divulgação de empresas e marcas.
Curiosidades
Com mais de dez anos de história, é claro que já é possível reunir uma série de fatos curiosas e curiosos sobre a rede social de um dos mais famosos CEOs do mundo.
Conheça alguns dos mais interessantes:
-
É possível cadastrar um usuário herdeiro em sua conta
Com a opção de cadastro do usuário herdeiro, é possível escolher uma pessoa que irá administrar sua conta, caso algo ocorra com você.
O acesso que esta pessoa terá ao seu perfil é limitado à administração de alguns conteúdos, sem que ele possa visualizar informações e dados privados, como conversas no chat, por exemplo.
-
Al Pacino dando as boas-vindas
Quando o site ainda possuía o nome de “thefacebook”, ao acessar a página inicial de login, era possível visualizar, no canto superior esquerdo da tela, o rosto do ator Al Pacino!
Olha:
Não há, até hoje, uma justificativa de por que o rosto do intérprete de Michael Corleone aparecia no site, mas sabe-se que a imagem foi desenvolvida por um colega de classe de Zuckerberg.
-
A cor azul e sua relação com Mark Zuckerberg
Mark já afirmou que é daltônico e para ele, a cor mais rica é o azul. Motivo pelo qual o CEO resolveu introduzir a cor em todo o site.
-
As linguagens presentes
O Facebook, conta atualmente com 70 opções de línguas diferentes para serem utilizadas.
O mais legal, é que, além de uma grande variedade de línguas de todo o mundo, ainda há as opções:
E o “English (Pirate)’’, uma versão em inglês com linguajar pirata, que substitui o “nome de usuário” por “pirate name” (nome pirata), Nome” é substituído por “Cap’n Name” (nome do capitão), “E-mail” é substituído por “E-bottle” (algo como “e-garrafa”, devido as histórias contadas sobre mensagens enviadas em garrafas).
-
Hackers
No ano de 2014, o número de tentativas de invasão a contas cadastradas era de 600 mil por dia. Os hackers tentam acessar informações importantes como mensagens privadas, fotos e outras informações dos usuários.
Por esse motivo, é preciso se atentar à escolha da senha e também acionar as opções de segurança do Facebook, como fornecer um código de acesso ao acessar sua conta de outro dispositivo que não seja o seu.
Recursos
Atualmente, o Facebook apresenta uma série de recursos que deixam a experiência do usuário mais completa e também mais divertida.
Além disso, as atualizações no site são constantes, e volta e meia, novos recursos são adicionados.
– Personalização
Quando se cria uma página pessoal no Facebook, é possível personalizá-la de acordo com suas preferências, adicionando uma foto de perfil, que permite que os outros te identifiquem melhor, e uma foto de capa.
Caso você possua uma Fan Page, é possível utilizar estes recursos de acordo com sua estratégia de marketing e com a identidade visual de sua marca.
– Adicionar amigos
A possibilidade de adicionar e se conectar a seus amigos e conhecidos, não só de sua cidade, mas de todo o mundo, é a grande chave das redes sociais, já que todas elas giram ao redor do relacionamento entre pessoas.
Mas lembre-se que apenas as páginas pessoais possuem este recurso! Nas Fan Pages, ao invés de amigos, você terá fãs que irão curtir sua página e interagir com suas postagens.
Nunca crie uma conta pessoal para divulgar sua marca ou empresa! Além do fato de que a página pessoal possui um número limitado de amigos que podem ser adicionados, esta ação viola as diretrizes do Facebook.
– Chat
O chat é a maneira mais prática e rápida de se comunicar, não apenas com seus amigos, mas com outras pessoas que estão cadastradas na rede.
Nele, é possível enviar mensagens em tempo real, além de compartilhar imagens, vídeos, links, áudios, arquivos e enviar gifs, figurinhas e a localização atual do usuário.
O recurso lembra o serviço de mensagens instantâneas MSN, que foi, aos poucos, sendo substituído por outros produtos, como Skype, chats de redes sociais e também o aplicativo de celulares, Whatsapp, que foi comprado pelo Facebook, no ano de 2014.
Quer aprender a utilizar esse recurso para fazer negócios? Baixe o nosso guia e aprenda como criar um chatbot para a página de Facebook da sua empresa:
– Curtir Páginas
Quando se curte uma página, é possível acompanhar as atualizações e também novidades que são postadas nela.
O interessante das páginas do Facebook, é que elas dão uma maior visibilidade para o proprietário e permitem que o público interaja diretamente através de comentários, curtidas e mensagens.
Além disso, sua conta pessoal mostra as páginas curtidas, indicando quais são suas preferências. É uma ótima maneira das outras pessoas te conhecerem melhor, não é mesmo?
Sabemos bem que as páginas não são a única opção que pode ser curtida dentro da rede social. O botão ‘’curtir’’, já virou uma marca registrada e pode ser usado como interação em publicações em geral.
Recentemente, outros botões foram incorporados a esta opção, para que o usuário possa expressar que amou determinada publicação, ou que se sentiu triste ao visualizá-la.
– Compartilhar Conteúdo
A possibilidade de compartilhar conteúdos com outras pessoas conectadas à você, é provavelmente a maior das interações dentro do website.
Ao compartilhar um conteúdo, você pode dividir informações, novidades, opiniões e notícias com outros usuários.
Também é possível compartilhar fotos, pessoais ou não, diretamente pelo Facebook, ou através da integração com o Instagram, que também foi comprado por Mark em 2012.
Nos conteúdos compartilhados, ainda é possível marcar amigos, mostrar a localização atual e “adicionar uma atividade”, como algo que você está assistindo, como você está se sentindo, uma causa que você está apoiando, ou um livro que você está lendo, por exemplo.
A pouco tempo atrás, um novo recurso também foi adicionado ao selecionar a opção de atualização de status.
Nele, é possível realizar uma transmissão em vídeo ao vivo. Ou seja, é possível gravar algo que está acontecendo em tempo real, enquanto outros usuários interagem com você. Após terminar, seu vídeo permanece em sua linha do tempo.
– Aplicativos
Os aplicativos do Facebook são ferramentas de interação que podem ser desde jogos, brincadeiras e testes que são integrados à sua conta, até abas que podem ajudar seu negócio, dentro de sua página.
E quando falamos de abas para Fan Pages, as opções são inúmeras. Indo desde personalização da mesma, até geração de Leads, por meio de um Like Gate, que mostra conteúdos diferentes para quem curte e para quem não curte a página.
– Botão “cutucar”
A opção de “cutucar” alguém na rede social, nunca foi exatamente definida, sendo apontada pelo Facebook como uma maneira de chamar a atenção de alguém ou simplesmente dizer um “olá” de uma maneira menos formal.
O próprio website não criou uma definição específica para a função e inclusive, eles gostam de deixar a opção aberta a interpretações de cada um.
– Anúncios
Através da própria rede social, é possível criar anúncios pagos para atingir públicos específicos, fazendo com que estes sejam mais interessantes para as pessoas que estão os vendo.
Também é possível montá-los de acordo com suas necessidades, além da possibilidade de impulsionar as vendas de sua empresa.
As campanhas não possuem um valor máximo e podem ser reajustadas de acordo com os resultados e demandas que vão aparecendo ao longo do tempo.
Criação de Eventos e Grupos
Hoje, tornou-se quase que obrigatória a criação de eventos no Facebook para anunciar e convidar quem você deseja que vá até sua festa, encontro ou reunião.
Este recurso facilita a troca de informações sobre o evento e também ajuda no controle de quem irá comparecer.
Também é possível criar grupos para as mais diversas finalidades, que vão desde reunir pessoas com o mesmo gosto musical, por exemplo, a agrupar pessoas de uma mesma sala de aula, para que possam discutir sobre as matérias e atividades passadas.
Estatísticas
As estatísticas do Facebook vêm crescendo de forma estrondosa desde sua criação, e quando falamos que ele é o site mais acessado do mundo, não estamos de brincadeira!
Segundo dados atualizados deste ano, a rede social conta com 99 bilhões de usuários ativos mensais, e 89 bilhões de usuários móveis ativos mensais. Em segundo lugar, temos o Whatsapp e em terceiro, o Instagram, também do Facebook.
O Brasil é o terceiro país que mais possui usuários conectados no mundo, sendo que, a cada 10 brasileiros com acesso à internet, 8 possuem uma conta.
Esse dado nos mostra, mais uma vez, como é importante que as empresas estejam presentes nessa rede para que possam ser vistas e para que possam fazer a divulgação da própria marca.