09 jul Por que algumas empresas vendem muito anunciando no Google e outras não?
Publicado às 21:52h
em Como vender mais
Essa é uma pergunta que pode não sair da sua cabeça e por muito tempo também não saiu da minha. Na verdade, todos os dias eu vejo os consultores de vendas online da Make falando ao telefone com empresários que tem essa mesma dúvida em comum.
Por que minha empresa não tem sucesso anunciando no Google e a empresa do meu concorrente tem?
Resumidamente, existem 3 coisas que são fundamentais para você vender e ter resultado positivo na sua campanha online:
1. Método claro e já testado para anunciar:
Anunciar no Google Adwords e/ou Facebook Ads definitivamente não é somente criar um anúncio, definir as palavras chave ou o público, enviar o internauta para seu site e rezar pra vender. Pra falar a verdade, se você faz isso você está literalmente rasgando dinheiro todos os dias.
Digo isto pois este modelo de anúncios já é ultrapassado em todo o mundo e também no Brasil. Empresas que tinham sucesso fazendo isso há 5 anos atrás hoje sofrem para vender e lucrar.
Existe um novo modelo vencedor que chamo de Buscador Automático de Clientes, baseado em encontrar seu cliente na internet pelo comportamente de compras que ele tem. Vou te explicar isso mais a frente…
2. Página de Captura Vendedora:
Já faz anos que vejo empresas reclamarem que não vendem bem pela internet ou que não possuem resultado positivo com campanhas no Google Adwords e/ou Facebook Ads e um dos principais erros é enviar seu cliente potencial para seu site.
Ora, vamos utilizar como exemplo uma empresa de cosméticos, que possui mais de 20 produtos em seu catálogo. Desde batom até cremes. Se você pesquisa por creme e entra em uma página com algumas dezenas de modelos de batons, outra dezena de produtos para o cabelo e lá no final mostra o tão desejado creme, será mesmo que você tem a paciência de ficar procurando por todo o site?
Não seria mais inteligente direcionar a pessoa exatamente para a página do produto que ela está procurando?
E se incrementarmos isso com algumas táticas de vendas já comprovadas por outras milhares de empresas por todo o mundo. Será que estaríamos dando um “empurrãozinho” a mais para seu cliente potencial comprar?
Pela minha experiência e pelo que vejo acontecer todos os dias com empresas que atendemos, a resposta é: SIM!
Pessoas, como eu e você, estão todos os dias comprando coisas que lhe são necessárias. Entretanto, existem centenas de empresas querendo vender para ela e o poder de escolha é do consumidor.
Não podemos deixar com que ele tenha dúvidas de que comprar conosco é melhor do que comprar na empresa ao lado.
O método Buscador Automático de Clientes não só encontra o cliente ideal para sua empresa como também o direciona para uma página específica de compra, com táticas de vendas inclusas e dá esse “empurrãozinho” tão importante para fechar a venda.
3. Processo TOC de execução:
O processo TOC de execução é importante em tudo o que fazemos dentro das nossas empresas, que dirá para campanhas de vendas online, que são muito dinâmicas. TOC = Teste, Opera e Corrige
- Testamos vários conjuntos de palavras-chave, várias segmentações de públicos, vários anúncios e várias páginas de captura. No mínimo 8 modelos diferentes de cada item citado.
- Operamos cada uma delas e analisamos de 30 em 30 minutos todos os dados atualizados para encontrar qual modelo converte mais em vendas e mantemos os 2 ou 3 melhores.
- Corrigimos os possíveis erros dos que não performaram bem e reiniciamos o processo até chegar a perfeição.
Costumo fazer isso em todas as áreas das minhas empresas: desde o administrativo até o comercial.
Só que quando falo de campanhas de vendas online costumo intensificar bastante esse pensamento. Empresas que colocam campanha na internet e aguardam 15 dias ou 30 dias para mensurar os resultados certamente não anunciarão por muito tempo. Essa estratégia está ultrapassada.
Quero mostrar o exemplo de um dos nossos quase 400 clientes para você ver o ANTES e DEPOIS de uma campanha online de anúncios no Facebook Ads.
Mas valor do clique não significa muita coisa pra Make… veja o extrato de transações das vendas:
Ok… investir R$ 1479,57 e faturar R$ 12.209,84 não é nada mal… Mas que tal investir R$ 1.900,97 e faturar…
R$ 54.771,41!!!
Em um mês que tem 2 dias de vendas a menos que o outro.
Ou seja, se não existe uma gestão eficaz e profissional de suas campanhas na internet, visando encontrar os clientes certo e, mais do que isso, focada em vender seu produto, seus resultados sempre serão muito menores do que você pode atingir!
Este nosso cliente investiu cerca de R$ 420,00 a mais em anúncios, porém teve um resultado 4 vezes maiores em vendas: R$ 42.000,00!
Isto apenas em um dos seus produtos. Ele tem alguns outros produtos onde cada produto possui sua própria campanha.
Decidi te mostrar este exemplo, pois temos o controle sobre as vendas dele já que ele faz a efetivação de pagamento pelo PagSeguro, porém 90% dos nossos clientes fazem negociações presenciais e possuem resultados ainda mais expressivos em vendas!
Agora preciso te falar sobre o Método Buscador Automático de Clientes.
Este é o método que utilizamos internamente, via programação integrada ao Google Adwords e Facebook Ads, dentro da Ferramenta Make.
A Ferramenta é um sistema 100% online administrado integralmente por nossos servidores e robôs, que analisa o comportamento do seu cliente ideal e segmenta o melhor público para que você tenha o maior resultado em sua campanha.
Além disso, temos uma equipe de consultores de vendas que sugerem as melhores páginas de captura para nossos clientes e fazem sugestões de melhorias na qualidade das informações inseridas no sistema para otimizar o trabalho de nossos robôs.
Desta forma, já ajudamos mais de 370 empresas em todo o Brasil e Portugal e geramos mais de R$ 32 milhões em vendas em 2015.
Quer saber mais informações sobre como o Acelerador de Vendas associado ao Método Buscador Automático de Clientes pode ajudar sua empresa a aumentar suas vendas divulgando seus produtos/serviços pela internet?
Tenho certeza de que o melhor caminho para você aumentar suas vendas, atingir suas metas e aumentar o lucro da sua empresa é anunciar na internet com foco no resultado em vendas.
Converse com um especialista E acabe com as SUAS dúvidas!
Um abraço e boas vendas!
Andrey Assunção