29 jan Guia para lucrar com as Redes Sociais
Publicado às 14:58h
em News
Na última semana falamos Como atrair mais clientes para o seu negócio e hoje vamos falar de quais ferramentar usar nas redes sociais para impactar esses possíveis usuários!
Não sabe ainda de qual ferramenta estamos falando? Dica: está nas suas mãos e você tem acesso diário. Já sabe? Sim, as redes sociais!
Os anúncios dentro de plataformas como Facebook e Instagram são canais de marketing focados em atrair usuários segmentados para o seu produto ou serviço e também para potencializar as ações de comunicação do seu negócio.
Lembrete: a mídia paga ajuda a melhorar também o desempenho orgânico das suas publicações.
A regra de ouro para ter sucesso nessa estratégia é respeitar as particularidades das redes sociais. Trabalhar com campanhas genéricas fará com que o resultado seja insatisfatório: o comportamento e a linguagem muda em cada plataforma, então o seu anúncio também precisa mudar.
Passo 1: Objetivos e Campanha
Antes de pensar na divulgação, lembre-se de traçar os objetivos que melhor atendem a necessidade do seu negócio no momento:
Conscientização
Se você está iniciando um negócio, é preciso conscientizar o público sobre a sua marca, mostrar o seu produto ou serviço, além de impacta-lo nesse primeiro contato. Funciona também para quem precisa ampliar o alcance da sua comunicação e até expandir os locais onde a empresa atua.
Para o consumidor a sua mensagem deve chegar como “um problema que ele tem e precisa ser resolvido” e você está ali para ajudá-lo. Vamos usar o exemplo de uma empresa de Vitaminas em Cápsulas: lembre o leitor que a quantidade e vitamina D do corpo cai durante o inverno, mas isso pode ser revertido com o uso contínuo do produto Vitamina D em Cápsula.
Consideração
Se a sua marca já é relativamente conhecida na internet, mas não tem apresentado bons resultados de métricas e engajamentos, você precisa mostrar todos os seus pontos positivos e porque é o melhor do mercado: preço, atendimento (respostas rápidas nos canais de comunicação), diferenciais em relação aos concorrentes (landing pages são ótimas para isso), condições de pagamento, entre outros.
Dica: É importante que quem cuide dos perfis saiba compartilhar conteúdos e provocar discussões saudáveis sobre os temas de interesse do seu público. É uma forma de interação poderosa entre cliente e público e muito rara de se conseguir.
Conversão
Suas redes sociais estão com engajamento, o número de seguidores e comentários não para de subir, mas as vendas ainda não melhoraram? Você precisa melhorar a resposta do público com as suas CTAs (os famosos Call to Actions, aqueles botões de ˜Saiba Mais˜, “Acesse” ou “Clique”).
Esse objetivo serve não só para a venda de produto ou serviço, mas também para cadastros, downloads e compartilhamentos.
Para qualquer objetivo escolhido o caminho é um: quanto mais segmentado, melhor. Defina o seu público e onde ele está, mesmo que a resposta da sua campanha seja menor, ela será mais eficiente em performance, o tal do custo benefício.
Tome cuidado para não cair em uma das maiores armadilhas do Marketing Digital, achar que pode atingir todos os objetivos ao mesmo tempo. Tenha paciência e procure uma equipe que possa te ajudar a elaborar diversas campanhas no tempo certo!
Passo 2: Hora de se planejar
O Objetivo já foi traçado, então é hora de programar o conteúdo.
É importante analisar e entender qual plataforma o seu negócio tem melhor audiência e engajamento, no caso de quem está começando é preciso avaliar qual rede social o seu público tem mais afinidade, vale até fazer uma pesquisa de mercado e entender como os seus concorrentes têm trabalhado.
Para o conteúdo, faça um cronograma de postagens, com assuntos relevantes para o seu público. Quanto mais informações conseguir reunir, melhor será o engajamento e a análise que precisa ser feita antes de pensar no planejamento de investimento.
Passo 3: As redes sociais e suas ferramentas
Chegou a hora de entender melhor as Redes Sociais e qual vai atender melhor às necessidades do seu negócio. Vamos falar falar das duas maiores plataformas ativas no Brasil.
O local mais democrático da internet hoje é o Facebook. São mais de 100 milhões de usuários só no Brasil e há público de praticamente todas as idades e classes sociais.
A facilidade em usar a plataforma vai desde o uso comum, até a hora de montar a Campanha, o sistema de gerenciamento de anúncio é bem intuitivo, você só precisa ter o objetivo bem traçado para escolher qual a finalidade:
- Impulsionar publicação do Facebook ou Instagram
- Obter mais cadastros
- Promover o seu botão de “Enviar mensagem”
- Cliques ou conversões no site
- instalação de aplicativos
- Promover local fixo
Para não errar, considere em qual estágio a sua marca está na jornada de compra daquele cliente: conscientização, consideração ou conversão.
Tipos de anúncios
O importante dentro dos anúncios é investir nos CTAs, sempre pensando em alguma forma do usuário entrar na sua base de contatos, seja por cadastro, mensagem, curtida e até já investindo na conversão.
Você tem 6 formatos de opção para aparecer para as pessoas:
- Foto
- Vídeo e Apresentação Multimídia
- Carrossel (para exibir diversas imagens e detalhes do produto)
- Coleção (Facilita a descoberta, navegação e compra de produtos e serviços diretamente do dispositivo móvel e de forma visual).
- Messenger
Como fazer
Acesse o gerenciador de anúnciose coloque em prática o que conversamos acima.
Mas, sem dúvida, contar com uma equipe de Marketing Digital faria o seu investimento render além do esperado. São profissionais que sabem como valorizar a imagem da sua empresa e aumentar a confiança do público-alvo, além da qualidade do material entregue para a divulgação da sua marca: criatividade e profissionalismo.
O Instagram funciona muito bem para a divulgação de marcas, especialmente as direcionadas para o consumidor final. Ações B2C (business-to-consumer) são perfeitas nessa plataforma, ou seja o negócio direto entre empresa e cliente.
Se você tiver dúvida sobre o poder do Instagram, anota aí: em 2018 a rede alcançou a marca de 1 bilhão de usuários!
Anúncios
Os anúncios no Instagram utilizam as mesmas ferramentas e premissas do Facebook (as plataformas são integradas e pertencem à mesma companhia). Inclusive, você nem precisa ter um perfil no Instagram para poder anunciar por lá, você pode fazer isso diretamente da sua conta no Facebook e encaminhar os usuários para a própria página ou para o seu site.
Tipos de anúncios
Você pode escolher entre 5 formatos possíveis de anúncio:
- Carrossel
- Imagem Única
- Vídeo Único
- Apresentação multimídia (não disponível para Stories)
- Coleção (não disponível para Stories)
Lembre-se sempre que para o Instagram é uma rede que prioriza a imagem, então a atenção com a produção da foto deve ser redobrada. Quanto a textos, a recomendação é que os não ultrapassem 20% da área do anúncio.
Passo 4: Investimentos
Ambas as plataformas funcionam no mesmo esquema de gerenciamento.
O orçamento é a quantia de dinheiro que você deseja gastar para veicular o anúncio, também funciona como uma ferramenta de controle de custos.
As opções são flexíveis, você pode definir seu orçamento por anúncios ou por campanha e também dividir entre consumo diário ou vitalício.
- Orçamentos diários: o valor médio que você está disposto a gastar todos os dias.
- Orçamentos vitalícios: o valor que você está disposto a gastar ao longo de todo o tempo de execução do seu conjunto de anúncios ou campanha.
Parece fácil e rápido né? Mas nós ainda te aconselhamos a conversar com os nossos especialistas e entender a diferença de ter uma equipe responsável pela sua campanha.
As ferramentas que usamos e o conhecimento dos profissionais valorizam a sua divulgação e a chance de sucesso é infinitamente maior!