Instagram

O Instagram já tem um lugar reservado em nosso dia a dia e é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente, tanto para se conectar com pessoas, quanto para se conectar a empresas.

Segundo a Social Media Trends, a rede social que mais apresentou crescimento esse ano foi o Instagram, se consolidando como a segunda colocada em preferência no Brasil.

O que é Instagram?

O Instagram é uma rede social principalmente visual, onde um usuário pode postar fotos e vídeos de curta duração, aplicar efeitos a eles e também interagir com publicações de outras pessoas, através de comentários e curtidas.

Além disso, um usuário pode seguir o outro para poder acompanhar suas postagens e suas atividades dentro da rede. O número de seguidores inclusive contribui para a visibilidade do perfil.

Também encontramos as famosas hashtags, que servem como um mecanismo de busca das publicações, e ajuda na hora de segmentar o seu público, caso possua uma página para sua marca.

A história do Instagram

A história do Instagram e bem curtinha, porém de muito sucesso e rápido crescimento.

O Instagram foi lançado em 2010 pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, (olha aí os brasileiros de novo!) ambos engenheiros de software.

No mesmo dia do lançamento, o aplicativo tornou-se o mais baixado na Apple Store e, já em dezembro deste ano, contava com a marca de 1 milhão de usuários ativos.

E em 2011, a empresa, que tinha apenas 6 funcionários já possuía 10 milhões de usuários na rede.

No ano de 2012, após o tão esperado lançamento do aplicativo para Android, o Instagram foi comprado pelo Facebook, por 1 bilhão dólares.

Atualmente, a rede social conta com mais de 500 milhões de usuários ativos em todo o mundo, sendo que 7% das contas criadas são de brasileiros.

Kevin Systrom e Mike Krieger, os criadores do Instagram

Recursos do Instagram

Além dos famosos filtros originais inspirados na câmera Polaroid, o Instagram apresenta uma série de recursos, que contribuem para a experiência do usuário no aplicativo e que foram implementados ao longo de seus 6 anos de existência.

– Edição de imagem

Com o passar do tempo, foram implementadas novas opções de edições de imagem no Instagram. Possibilitando que o dono da conta possa, não apenas aplicar filtros às fotos, mas também ajustar seu tamanho, cortá-la ou endireitá-la e inserir efeitos de luz, contraste e cor.

– Curtidas

As famosas curtidas, que possuem como um símbolo um coração que fica vermelho é, talvez, o recurso mais importante dentro do aplicativo.

Com elas, é possível medir a popularidade e interação de suas postagens e quantas pessoas gostaram do que você publicou.

– Comentários

Outra opção de interação entre os usuários são os comentários que podem ser feitos nas publicações. Além de comentar sobre a foto ou vídeo, é possível marcar amigos nestes comentários para que eles também vejam o conteúdo rapidamente.

Algumas páginas empresariais e alguns artistas famosos costumam responder a algumas dessas interações, o que torna tudo ainda mais interessante para quem usa o Instagram!

– Seguindo

Neste recurso, é possível acompanhar o que seus amigos e outras pessoas que você segue estão fazendo na rede.

Fotos que foram curtidas, pessoas seguidas e comentários em fotos podem ser visualizados nesta opção.

– Explorar

A aba “explorar”, disponibiliza uma galeria de fotos de pessoas de todo o mundo, inspiradas nas fotos que você curte e em quem você segue.

Este recurso possibilita a descoberta de novos perfis que despertem o seu interesse, já que, de alguma forma, se encaixam com suas preferências dentro da rede.

– Marcação em fotos

A opção de marcação de fotos, gera, dentro do seu próprio perfil, uma galeria de fotos postadas por outras pessoas, onde você esteja presente e marcado.

Caso o usuário não queira, ele pode selecionar a opção de ocultar aquela foto de seu perfil, e dessa forma, ela não aparece nesta galeria .

– Direct

As mensagens diretas funcionam como uma espécie de chat, que conecta usuários que se conhecem, e também, caso seja autorizado pelo receptor da mensagem, usuários que não se seguem, por meio de conversas individuais ou em grupo.

Além desta troca de mensagens, é possível enviar fotos do seu próprio aparelho, ou de dentro do Instagram.

– Localização

Ao postar uma foto, pode-se adicionar qual foi o local onde ela foi tirada. Isso ajuda outros usuários a saberem a localização daquela imagem e também cria um mapeamento de lugares visitados que podem ser visualizados em seu próprio perfil.

É uma maneira interessante de se ter uma visão geral sobre lugares visitados em seu país, ou ao redor do mundo.

– Stories

Este é o recurso mais recente do aplicativo e que gerou muitas polêmicas.

Muito parecido com o já famoso Snapchat, o Instagram Stories permite o compartilhamento em tempo real de imagens e vídeos que desaparecem após 24 horas, e a inclusão de emojis, desenhos e manuscritos.

Nele, pode-se determinar a privacidade de suas histórias para que apenas alguns usuários tenham acesso, ou para que qualquer usuário da rede possa ver suas publicações.

Além disso, assim como o Snapchat, existe a possibilidade de ter acesso a quem visualizou suas publicações.

O Instagram Stories oferece mais um meio para que as empresas possam interagir com seus clientes dentro dessa rede social.

Devido ao seu formato mais dinâmico, ele permite criar uma relação mais intimista. É possível mostrar o que está acontecendo, basicamente em tempo real, para que os usuários sintam-se parte do dia a dia do negócio.

Você pode achar que o Instagram Stories não tem muita importância, já que o Snapchat oferece funções similares — mas não é bem assim.

Uma vantagem importante deste recurso é que, se a empresa já tem muitos seguidores no Instagram, ela pode manter seu foco no marketing dentro dessa rede social. Assim, não é necessário construir uma nova audiência no Snapchat.

Instagram para empresas

É a opção de criar uma espécie de Fan Page no Instagram. Ele permite que pessoas possam entrar diretamente em contato com empresas através de telefones ou e-mail.

Isso facilita a comunicação entre as organizações e o público, assim como reforça a importância da separação de perfis para usuários comuns e marcas.

botão de contato é uma das principais funcionalidades do Instagram para Empresas. Clicando nele, o usuário verá três funções: Ligar, Email e Como chegar. Dessa forma, você elimina todas as barreiras para que o cliente possa encontrar e falar com sua empresa.

O Instagram para Empresas também conta com métricas diferenciadas, que foram chamadas de Insights. Elas permitem acompanhar o desempenho do perfil da sua empresa. Estamos falando de:

  • Impressões:

    monitora o total de visualizações das suas publicações

  • Alcance:

    monitora o número de usuários (contas únicas) que visualizaram suas publicações

  • Visualizações de perfil:

    monitora, é claro, o total de visualizações do perfil da sua empresa

  • Cliques no site:

    monitora a quantidade de usuários que foram redirecionados ao seu site a partir do Instagram para Empresas

  • Seguidores:

    monitora diversos aspectos do perfil dos seus seguidores, inclusive o horário em que são mais ativos, gênero e faixas etárias

  • Principais publicações:

    monitora as publicações para determinar quais tiveram mais visualizações

Finalmente, o Instagram para Empresas também adiciona uma função de anúncios. Com ela, você escolhe um dos seus posts com melhor performance, inclui um CTA e, assim, obtém o máximo de conversões.

Você pode definir pessoalmente quem visualizará o anúncio ou, se preferir, o próprio Instagram fará isso. Você também define o período de tempo para que esse conteúdo seja promovido.

O Instagram para Empresas é gratuito. Porém, só podem usar esta função os negócios que já possuem uma página corporativa no Facebook. Além disso, seu perfil no Instagram precisa ter, no mínimo, 100 seguidores.

Vá ao menu de configurações do Instagram, toque na opção do perfil empresarial e preencha os campos solicitados para criar seu perfil do Instagram para Empresas.

IGTV

O IGTV, lançado em 20 de junho de 2018, é uma plataforma de vídeos que permite a criação e divulgação de conteúdos em até 60 minutos.

A ideia por trás de sua criação foi permitir que produtores de conteúdo e influencers já presentes nessa rede social fossem capazes de produzir vídeos mais longos que ficassem centralizados exatamente onde possuem mais seguidores, sem precisar migrar para outras plataformas como o Youtube.

Mas vale ressaltar que não são todos os usuários que têm permissão para postar vídeos de 1 hora, porque o recurso está disponível por enquanto apenas para contas verificadas ou de grande alcance, enquanto as demais terão acesso somente a publicação de vídeos de até 10 minutos.

Fora isso, apesar de ser um aplicativo independente do Instagram, ele pode ser usado de forma 100% integrada a ele, ou seja, também pode ser encontrado dentro do app de fotos.

É possível também usar a mesma conta do Instagram para acessar o novo app de vídeos, facilitando ainda mais todo essa conexão para o usuário.

Esse novo app representa, além de uma nova fase para o próprio Instagram, a grande tendência que vem surgindo dos vídeos na vertical e que está ganhando cada vez mais simpatia dos usuários.

Reels

E por fim o Reels é uma das funcionalidades mais recentes do Instagram que permite a criação de vídeos de até 15 segundos. Assim como o TikTok, é possível gravar e editar conteúdos mais curtos e adicionar efeitos sonoros e visuais para torná-los mais atrativos. Tudo isso de forma bastante simples, permitindo que seja facilmente editável e, em seguida, compartilhado.

Muito similar ao TikTok, a ideia do Instagram é oferecer mais um formato aos seus usuários. Assim como o Stories e o IGTV, agora é possível adicionar esses conteúdos mais curtos para impactar a sua audiência. A boa notícia é que o Reels é muito simples de ser criado, editado e publicado, algo tão simples quanto assistir aos vídeos de 15 segundos.

Uma curiosidade sobre o recurso é que o seu lançamento oficial foi feito no Brasil, com o nome de ‘Cenas’ em novembro de 2019. Com a adição do Reels no Instagram, o número de usuários ativos cresceu 4,34% em novembro, um aumento significativo em relação a média de 1% de novos usuários que a rede social sempre registra de mês em mês.

Veja Mais



Como gerar leads de graça?, Como gerar leads todos os dias?, O que significa gerar leads?, como gerar leads no instagram, como gerar leads grátis, como gerar leads qualificados, como gerar leads b2b, gerar leads significado, o que são leads, aplicativo para gerar leads, como captar leads, Como vender na internet para iniciantes?, Qual é a melhor forma de vender pela internet?, O que se vende mais na internet?, Como faço para vender alguma coisa na internet?, como vender pelo instagram, plataformas para vender online, fornecedores de produtos para vender na internet, como vender online para todo o brasil, como começar a vender pela internet do zero, como vender produtos pela internet e ganhar comissão, como vender pela internet gratuitamente, agência de marketing digital, Quanto custa uma agência de marketing digital?, Quais são os serviços de uma agência de marketing digital?, agência de marketing digital preços, agência de marketing digital, agência marketing digital pequenas empresas, agência de marketing digital sp, contratar agência de marketing digital, agência de marketing digital instagram, agência de marketing digital são paulo, melhores agências de marketing digital, marketing digital para vendedores, marketing digital vendas hotmart, como vender marketing digital pelo google, como vender marketing digital eduzz, como vender marketing digital no instagram, texto para vender marketing digital, como vender mais com marketing digital, Qual o segredo para vender muito no marketing digital?, Como funciona a venda de marketing digital?