Deixe o Marketing agir na sua empresa

Essa semana teremos um especial de Marketing Digital, para começar 2019 com todas as dúvidas sanadas e prontos para investir no seu negócio.

Vamos primeiro entender como o marketing funciona para a sua empresa.

OBJETIVO

Você precisa atrair clientes para o seu negócio? Criar um relacionamento? Vender um produto?

Para isso acontecer o primeiro passo para iniciar a campanha é entender todas as necessidades do seu cliente. É preciso saber seus hábitos, medos, anseios e desejos. Só assim será possível traçar o melhor caminho para impactar o seu público e quais benefícios oferecer.

POSICIONAMENTO

Essa é a palavra que resume os objetivos do marketing: o posicionamento de mercado é fundamental para se obter sucesso na internet.

Ser líder nas pesquisas permite que o produto ou serviço seja comercializado com margens de lucros maiores, o que, teoricamente, exige  menores investimentos de tempo, energia e dinheiro para se manter no topo. Além de ganhar maior confiabilidade do cliente

Mas para isso acontecer é preciso projetar antes todo o cenário do segmento, entender a jornada de compra dos consumidores, saber o seu diferencial perante os concorrentes e o que o seu público-alvo está consumindo.

CICLO DE VENDAS

Para um sucesso certeiro da sua marca é preciso entender como o mercado funciona e como é o tempo de vida de um produto, desde a criação e vendas, até o lançamento e o declínio.

Parte desse planejamento é levar em conta que a maioria dos produtos e serviços têm uma data prevista para sair do mercado.

As quatro fases desse ciclo são:

LANÇAMENTO

O momento que o produto ou serviço é introduzido no mercado. É a hora de ter paciência e confiar no seu planejamento de marketing digital. Às vezes as vendas são baixas, podendo até apresentar prejuízos, mas faz parte do processo de conhecimento da marca.

Você sabia que a Coca-Cola já passou por essa fase? A bebida começou a circular em 1886 com a média de 9 produtos vendidos por dia. Hoje é a 6a marca mais valiosa do mundo, segundo o portal Forbes.

CRESCIMENTO

Onde o produto ou serviço começa a ganhar visibilidade e o cliente passa a conhecê-lo. É a hora que começa a se formar os sentimentos de necessidade ou desejo.

FIQUE LIGADO

Uma das características dessa fase é a presença dos concorrentes em cima da sua ideia. Pode acontecer de produtos similares começarem a surgir no mercado e até algumas inovações.

Foi o caso da Apple. A marca lançou o conceito de smartphone com o iPhone e transformou o cenário de telefonia celular. Mas foi copiado pelos concorrentes até perder a posição de mais vendido do mundo. Esse ano caiu para 3o lugar no ranking de fabricantes, ficando atrás da Samsung e da marca Chinesa Huawei.

MATURIDADE

Agora todos já conhecem o seu produto e já puderam pesquisar sobre. Então é a hora de se sobressair em cima do mercado, oferecendo os seus diferenciais e gerando mais ações promocionais para evitar qualquer perda de interesse.

Em alguns casos, essa é a fase que mais gera lucro para a empresa. O produto ou serviço já se consolidou no mercado e na preferência do consumidor. É o momento que o marketing digital mostra seu poder e não é preciso mais um alto investimento na divulgação.

DECLÍNIO

A última e temida etapa é onde há alterações, adaptações e substituições da campanha. Algumas empresas retiram o produto ou serviço do mercado, ou diminuem a fabricação e a disponibilização nos canais de vendas.

Quer mais um exemplo? O lendário Fusca passou por todas essas etapas, mas renovou o ciclo diversas vezes. Hoje ele está no mercado, reinventado, como “o novo Fusca” Beetle.

PORQUE IMPLEMENTAR MARKETING NA MINHA EMPRESA?

Uma vez que um produto ou serviço foi desenvolvido, você precisa fazê-lo chegar até o consumidor, e essa é basicamente a função do marketing digital.

Trabalhando com uma agência você conhece a parte mais importante do marketing, as métricas. Com apenas um anúncio ou propaganda você não tem acesso a números e informações exatas sobre o alcance da divulgação, mas com a agência sim.

O ideal é que a sua campanha conte com um analista disponível para otimizar o seu objetivo comercial . Assim, você consegue avaliar o desempenho durante e depois da aplicação estratégica, monitorar a evolução, focar no público de interesse e ainda melhorar a sua equipe. Sim! Ao fazer análise de métricas, você tem mais segurança na tomada de decisões, já que consegue identificar quais pontos precisam ser melhorados. Além dos setores da empresa que também conseguirem identificar qualquer problema e melhorar para alcançar os objetivos em comum.

Você não precisa fazer isso sozinho, eu e o meu time podemos avaliar o seu negócio e ajudar a alavancar a sua marca na internet.

Converse com um especialista E acabe com as SUAS dúvidas!

E não se esqueça, fique de olho nos próximos artigos da semana para tirar as dúvidas sobre marketing digital!

Um abraço e sucesso!
Andrey Assunção



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