O MEDO DO SEU CLIENTE NOS NEGÓCIOS

Sempre haverá os clientes mais cautelosos nos negócios:

  • “Eu vou pensar mais um pouco “
  • “Ah preciso ver, depois eu volto“

Você já ouviu alguma dessas frases de um cliente que gostou do seu produto e não voltou, né?

Se você não sabe porque continua ouvindo isso, provavelmente é porque você está usando abordagens que vendem apenas para a razão.

Nesse artigo, você vai entender o que a razão tem a ver com a venda, como descobrir o maior medo do cliente e como você pode usar isso para aumentar a renda dos seus negócios.

Razão e Emoção na Venda

Quando estamos negociando com o cliente, existem 2 fatores que influenciam na decisão de compra: A razão e a emoção.

A razão faz uma análise lógica para decidir se vai comprar ou não: Compara preço e qualidade com o concorrente. Vê todos os detalhes sobre a garantia. E se puder, quer saber todos os detalhes possíveis.

E aqui está o problema: A maior parte dos profissionais são treinados ou inconscientemente vendem apenas para a razão e esquecem a emoção.

A emoção é a parte do ser humano que quer viver experiências positivas e não quer sofrer.

Quem quer comprar é a emoção, mas ela precisa que a razão também concorde. Por isso é muito importante ter uma abordagem de vendas que atenda a razão e a emoção.

As 2 maiores emoções do ser humano é o Medo e o Desejo.

Maior Medo Do Cliente

O medo é muito poderoso e vende muito mais que o desejo.

Por exemplo, tem mais gente com medo de perder do que desejo de vencer. Já percebeu isso?

Na verdade, usar o medo na hora da negociação não é algo recente. É uma estratégia utilizada por anos no exterior, testada e comprovada aqui no Brasil também.

Mas, calma. Não estou falando sobre assustar, amedrontar ou mentir para o cliente. Essas coisas são erradas e não devem ser usadas caso você realmente queira aumentar suas vendas.

O que estou te falando é: Durante a sua abordagem você deve mostrar que seu produto ou serviço vai eliminar o medo do cliente e aproximar um sonho.

Essa técnica pode ser usada em todos os segmentos.

Como descobrir o medo do seu cliente

Você não pode adivinhar quais são esses medos, você precisa pesquisar.

  • Fale pessoalmente ou ligue para alguns clientes que já compraram de você (Nada de enviar e-mail, ok?).
  • Se você não tiver clientes, pense em seus amigos e familiares: Quem tem o perfil de quem compraria com você? Quem precisa ou admira seu produto ou serviço? Pesquise com essas pessoas.
  • Fale que está fazendo uma pesquisa para melhorar o atendimento com os próximos clientes e precisa de ajuda.

Pergunte ao seu cliente

  1. O que não poderia ter acontecido, que se isso acontecesse você não compraria?
  2. O que tiraria o seu sono em relação a um produto ou serviço como o meu?
  3. Qual o maior problema que poderia acontecer com o produto ou serviço?

Atenção: NÃO dê opções de respostas. Deixe o cliente se expressar com suas próprias palavras, aproveite e repare em sua escolha de palavras.

Por fim, para ter sucessos nas vendas você precisa descobrir o medo do seu cliente, ele é aquela pessoa que vai se sensibilizar com a experiência oferecida ou, desejar o produto que a sua empresa vende.

Eu e meu time de especialistas em vendas podemos te ajudar a atrair clientes ideais que realmente apresentam interesse em comprar o seu produto ou serviço. Como? Através de uma consultoria, vamos entender e conhecer melhor o seu negócio e posiciona-lo corretamente.

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