10 set O que é e para que serve o funil de vendas?
Essa é uma estratégia excelente para converter um número maior de clientes. Um funil de vendas é uma das maneiras mais baratas e ao mesmo tempo mais eficazes de conduzir um lead.
Na verdade, ele começa conduzindo um suspect até que se torne um cliente em potencial, passando pelas etapas de prospect e de lead qualificado.
Podemos dividir um funil de vendas em três partes, começando pelo topo. A pessoa que está nessa etapa ainda não é uma cliente.
Na verdade, talvez ela nem mesmo saiba se está com problemas e se realmente quer uma solução. Por isso, damos a essa primeira etapa o nome de consciência.
Nessa etapa, através de técnicas persuasivas, como os gatilhos mentais, você será capaz de fazer a pessoa perceber se ela tem a necessidade ou não de adquirir algum produto ou serviço.
Durante esse primeiro estágio do funil é extremamente importante investir em tráfego pago e orgânico para que você consiga o maior número de pessoas possíveis.
Um funil funciona como uma espécie de filtro, e somente alguns passarão para a próxima etapa. Na primeira, o mais importante é que você consiga o maior número de leads possíveis. Se eles serão qualificados ou não, é outra história.
A segunda etapa de um funil de vendas é voltada para as pessoas que já sabem que precisam ou querem de uma solução viável para resolver seus problemas.
E durante essa etapa, a nutrição de leads é fundamental, pois é justamente o momento em que o cliente poderá ficar com dúvidas e fazer uma pesquisa mais abrangente sobre o que exatamente você está oferecendo e se isso realmente poderá atender suas expectativas.
A partir do momento em que ele perceber que vale a pena adquirir o seu produto ou serviço, acaba sendo conduzido para o fundo do funil, a principal etapa.
Na última etapa, o lead qualificado está propenso a se tornar um cliente e fazer a compra.
Se você oferecer um conteúdo realmente agradável e que agregue para o seu cliente na segunda etapa, poderá evitar que ele acabe optando por outro.
Porém, um funil de vendas não faz o trabalho sozinho. Muitas vezes as pessoas irão acessar seu site ou blog e não deixar dados de contato.
Por isso, é mais do que necessário estar de ouvidos e olhos atentos ao que os clientes estão dizendo sobre o seu produto. Eles são as melhores fontes que você pode ter para fazer as melhorias necessárias.
Quer criar o seu funil de vendas?
Um Funil de Vendas é formado por etapas e levam um visitante de uma página se tornar um cliente da empresa.
Ou seja, o funil de vendas é o caminho para conquistar aquele visitante e convertê-lo em consumidor. As etapas são:
Visitante
Essa etapa refere-se ao visitante comum de uma página, que acessou por meio do Google, as redes sociais ou por indicação de alguém. Esses primeiros visitantes ainda não possuem um interesse específico, e é aqui que entra o Marketing de Conteúdo.
Manter um site atualizado e com conteúdo de bastante qualidade, amplo e o mais simples possível é importantíssimo para conquistar o interesse dessas pessoas.
Dica: Nessa etapa é fundamental ter ferramentas que analisem o que esses visitantes estão fazendo em seu site. E também ferramentas capazes de mostrar quem são essas pessoas (localização, sites acessados, outros interesses). Isso será importante para a construção da sua persona.
Lead
Se esses visitantes se interessarem pelo seu conteúdo, eles se tornarão Leads.
Isso quer dizer que eles preencheram um cadastro e agora permitiram receber conteúdos exclusivos!
Dica: Nessa etapa também é muito importante o uso de pesquisas. Baixas conversões significam que o conteúdo não está atraente para o público, ou o cadastro está longo demais ou as pessoas não estão confiando em sua marca.
Oportunidades
Nessa etapa, os Leads passam a ser oportunidade de vendas.
Eles já aceitaram receber contato de sua marca. Agora é sua vez! Crie conteúdos atraentes e uma boa comunicação com eles!
Cliente
Durante o funil, seu cliente descobriu que tem um problema a ser resolvido, uma “dor” ou necessidade. Aqui ele irá eliminar essa dor, ou seja, está pronto para consumir seu produto ou serviço.
Outra dica é usar depoimentos de outros clientes, isso é essencial para fazer novas vendas. Quando uma pessoa que nunca ouviu falar sobre a sua empresa ouve da boca de outras pessoas que elas conseguiram atingir seus objetivos e que suas vidas mudaram consideravelmente, fica mais fácil para essa pessoa acreditar no potencial que você tem a oferecer.
Um funil de vendas é uma das melhores maneiras de atrair leads e fazer a conversão para clientes fiéis. Mas lembre-se de que isso não é uma fórmula mágica, você precisa de especialistas em Marketing Digital para analisar a sua situação e adequar a melhor estratégia. Meu time está esperando seu contato e certamente você passará a converter leads com maior facilidade e obter os melhores resultados em vendas.
Ainda tem dúvidas? Então, clique aqui e peça uma consultoria com especialistas e entenda melhor como o Marketing Digital pode revolucionar o seu negócio!