22 fev Os 11 passos que usamos para driblar a concorrência + 01 segredo especial.
Quero antes de mais nada lhe dizer o quanto eu amo a concorrência! Sem ela nós não nos sentiríamos instigados a melhorar sempre. Por isso digo que a concorrência é fundamental no seu negócio. Ela deve sim existir em qualquer segmento pois é a partir dela que comecei a me reinventar e buscar o sucesso dos nossos clientes custe o que custar! Ou seja, para nós aqui na Make quanto mais concorrência melhor! Foi graças a ela que conseguimos nos reinventar constantemente e encontrarmos sempre novas oportunidades!
Mas chega de tanto falar, e vamos ao ponto: Vou compartilhar o que um pouco do que eu vivo aqui na Make. Pegue o seu caderno e anote as 11 dicas que eu tenho para você se destacar dentro do seu segmento e um segredo, não tão secreto:
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- #01 – Saia na frente da concorrência
- #02 – Pesquise a sua área
- #03 – Reagindo no pós-Venda
- #04 – Agir na hora certa
- #05 – Inovar, inovar, inovar
- #06 – Transparência é a durabilidade do negócio
- #07 – Produtos diferenciados
- #08 – Equipe participativa
- #09 – Seja diferente, seja personalizado
- #10 – O bom e velho Networking
- #11 – Valorize o seu lado
- #EXTRA – Dica de OURO
1. Saia na frente da concorrência
Acabamos de falar sobre isso, mas nunca é demais: fique de olho no seu concorrente. Um empresário acomodado e que deixa de implementar novas práticas dentro da empresa acaba perdendo seus clientes. Esteja sempre atento ao mercado atual, identifique seus pontos fortes, seus pontos fracos, as ameaças e oportunidades. A maneira mais eficiente de se trabalhar isso é com a boa e velha Análise Swot. Posso falar só sobre ela em outro artigo
2. Pesquise a sua área
Nunca deixa de se modernizar e procurar novas formas de interação com o seu público, incluindo ferramentas e plataformas para o seu negócio.
Além disso, estude concorrentes que atuem em mercados mais maduros e busque diferenciais que ainda não estejam disponíveis no mercado local. Procurar referências internacionais é sempre uma ótima opção!
Pesquise também assuntos além da sua área, não deixe NUNCA de ter contato diário com o mundo externo, notícias, novidades, entre outros. É preciso treinar o seu olhar empreendedor frequentemente – para quem já é do ramo sabe que em todo lugar há uma oportunidade, não deixe de buscá-la sempre.
3. Reagindo no pós-Venda
Uma boa experiência de compra é essencial para se diferenciar, no pós-vendas esse momento pode ser traumático ou o parte do sonho de todo consumidor.
Diversas experiências de compra não otimizadas, podem ser compensadas no momento do atendimento pós-venda, seja na troca, devolução do produto ou até mesmo nos agrados de retratação, brindes e vouchers são sempre bem-vindos!
Lembre-se que as redes sociais devem ser nossas aliadas e nessa hora elas são muito valorizadas. Aparecer como uma empresa que se retrata dos erros ou que tem comunicação fácil com o cliente, aumenta a preferência do público pela sua marca.
4. Agir na hora certa
Parece uma dica banal, mas infelizmente ela dificilmente é levada ao pé da letra. É necessário agir nos pontos fracos da concorrência e lançar produtos mais rápido.
Sua equipe precisa estar antenada nos lançamentos de outras empresas e também estar preparada para a tomada de decisões de imediato.
Mas tome cuidado na hora de monitorar a concorrência e também com as ideias copiadas, um trabalho mal feito pode fazer o seu negócio andar para trás.
5. Inovar, inovar, inovar
Esse deve ser o seu mantra a partir de agora.
Inovar é essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. Ainda mais nos dias de hoje em que uma novidade perde o timing rapidamente.
O diferencial deve estar em como aplicar informações sobre o cliente e a concorrência para gerar inovação como vantagem competitiva sustentável. Pense em como pode atrair e fidelizar clientes nos tipos de abordagem, ferramentas, CTA (Call-to-Action), promoções, entre outros.
6. Transparência é a durabilidade do negócio
Aquela frase de mãe “não brigue na rua, você não sabe quem está do outro lado”, cabe perfeitamente para o mundo online também.
Assim que nos colocamos a disposição de um cliente, não sabemos o quanto de informação ele possui, quem o conhece, nada…
Portanto seja sempre sincero em relação ao seu produto ou serviço. Ofereça provas sociais, gráficos…tudo o que possa garantir a confiabilidade do possível cliente.
7. Produtos diferenciados
Nós da Make entendemos a dificuldade dos nossos clientes em variar as opções apresentadas, sabemos que o processo vai muito além da criação. Mas lembre-se, se a sua hamburgueria não servir uma opção vegetariana, outro concorrente irá servir e conquistar o cliente que poderia ser seu, por exemplo.
Sempre haverá alguém a frente com novidades, seja esse alguém!>
Vale a pena parar a sua equipe para uma reunião e alinhar que diferenciais é possível apresentar para o mercado.
8. Equipe participativa
Quem está em contato diariamente com o público-alvo da sua empresa? Os vendedores, atendentes, recepcionistas, até o estagiário assistente, então deixe que eles falem!
É importante ouvir as ideias e mudanças propostas de quem coloca a mão na massa diariamente. Incentive todos a terem uma postura empreendedora e criativa. Faça com que os seus funcionários se sintam à vontade e também parte do negócio.
9. Seja diferente, seja personalizado
Não importa o quanto o seu produto ou serviço seja bom ou o quanto você investiu de tempo e dinheiro para lançá-lo, se ele não tiver um diferencial será mais do mesmo.
Pense em um componente diferenciado, uma cor, um formato, etc. O importante é nunca ser igual ao concorrente, o atendimento e entrega personalizadas são campeões de feedbacks nas redes sociais…e lá está grande parte do seu público.
10. O bom e velho Networking
Uma das práticas essenciais para se diferenciar da concorrência é manter uma relação próxima com os seus clientes. Além disso, é importante desenvolver relações que podem fazer a diferença na hora de fechar um contrato importante para a sua empresa.
Aqui também entra o tópico 2, quando falamos para não se acomodar nunca na questão de manter-se bem informado. Alguém antenado nas tendências e que sabe conversar sobre os temas em destaque, com certeza será uma companhia agradável, pelo menos para um café.
11. Valorize o seu lado!
Competir diretamente com os concorrentes pode ser prejudicial para o seu negócio. Ao invés de entrar em guerras de preço e de difamação, tente alocar a sua energia e os seus recursos em entregar um produto de qualidade e em manter os seus clientes e parceiros totalmente felizes e satisfeitos.
Com qualidade não se discute e o seu cliente será fiel a empresa que apresentou resultados positivos.
EXTRA: A Dica de ouro
Vai parecer outra dica óbvia, mas na prática ela não é executada: ESTUDE.
A capacitação de um profissional é facilmente notada dentro de uma empresa: visão mais ampla, flexibilidade na tomada de decisões, autonomia de ferramentas e projetos.
Todo aprendizado será utilizado no seu negócio e a inovação começa por você, ainda mais se o seu mercado for online, onde diariamente há novidades!
Essas são algumas das dificuldades que o cliente que chega até a Make Vendas possui. Pior do que não vender, é vender e não conseguir entregar. É comum vermos empresários que não estruturaram o seu negócio para crescer. Ou seja, invista na sua capacitação e na capacidade de crescimento do seu negócio, com processos claros e eficientes.
Com a Make Vendas, sua empresa terá seu próprio time de Marketing. Levaremos clientes qualificados todos os dias para o seu negócio e com um timede marketing atuando junto ao seu negócio, você terá todo auxílio para que suas conversões aumentem cada dia mais.
Sempre tenha por perto um time especialistas focados na divulgação do seu negócio e trabalhando por você, capturando clientes acompanhando as novidades do mercado e sempre de olho no seu crescimento!