12 set Investir em YouTube – 5 motivos para você começar
O “Youtube” é sem a menor dúvida uma plataforma incrível, que auxilia a criar uma relação com o público, uma vez que os vídeos nos tornam “amigos” do nosso telespectador, e é claro que isso pode gerar muitos resultados em vendas ou em marketing para seu negócio, por isso separamos 5 motivos para você começar a investir em Youtube.
Youtube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos enviados pelos próprios usuários, através da internet. O nome vem de “You” que significa você e “tube” que significa “tubo”, canal, ou semelhantes, uma gíria para televisão. É uma tevê com a nossa cara.
Com o mundo globalizado e a velocidade de informações, muitas vezes um texto enorme, ou uma imagem, pode não chamar muita atenção, mas um vídeo de cinco segundos [ que vem como publicidade no Youtube ] antes de um vídeo do interesse do prospecto, certamente causam.
É claro que o diferencial que garante resultados de investimento em Youtube é o início do vídeo de publicidade. Afinal, os primeiros 5 segundos tem que ser interessantes a ponto de convencer o usuário a assistir o resto.
Qualquer pessoa hoje tem acesso ao Youtube, ele está disponível na AppStore e na PlayStore, além de qualquer navegador da internet.
Mas então, por que vale a pena investir em youtube?
Com essa introdução, podemos projetar uma gama imensa de oportunidades que o Youtube pode gerar.
Só que devemos nos atentar a uma importante observação: O Youtube é um canal para se trabalhar conteúdos em vídeos, assim, temos duas vertentes de possibilidades:
- Investir em Marketing de Conteúdo no Youtube
- Investir em Publicidade no Youtube
E por isso separamos alguns tópicos, dentre eles, 5 motivos para você investir em youtube, para cada uma dessas duas situações.
Investir em Marketing de Conteúdo para Youtube
1. É um motor de busca.
O YouTube funciona assim como o Google, o usuário encontra o vídeo que desejar na sua plataforma com o uso de algumas palavras chaves, e quanto mais sinônimos conter na descrição ou no título, mais fácil de se encontrar. É bem simples, faça o upload, coloque algumas palavras que indicam seu produto, e ele com certeza será achado.
2. Inter-ação com o Google.
O Google filtra os resultados e te mostra o que estão mais bem feitos, com melhor qualidade reconhecida e semelhantes. E, já percebeu como quando buscamos algo, o Google sugere uma série de vídeos recomendados direto do Youtube? Se utilizar as palavras chaves quando publicar seus vídeos, elas vão ter uma ação direta com o Youtube irá sugerir o seu vídeo na página de pesquisa do Google, simples e fácil assim.
Veja também: Como fazer a melhor oferta Google em 3 passos simples
3. Blogs e Redes Sociais
O Youtube é uma plataforma por si só, mas ela conversa com TODAS as outras plataformas e redes sociais existentes. Se você quiser utilizar este vídeo colocado no Youtube, para compartilhar no Facebook é possível. Twitter? Também. Somente pegar o link ou o código embed e utilizar onde quiser.
4. Qualidade dos Vídeos
Enquanto vai lendo, parece que tudo que foi sugerido aqui irá lhe custar uma fortuna para ser produzido, certo?
A qualidade dos vídeos pode ser feita de forma bem simples, baixo custo, mas com alta qualidade. Uma câmera de um celular mais moderno, um microfone com valor acessível e um lugar bem iluminado já vão ser o suficiente para começar seus projetos.
5. A plataforma é de uso gratuito!
Sim! Para você postar algum vídeo nesta plataforma é completamente de graça. Faça seu cadastro usando a Conta Google (Gmail) e já está apto para colocar o vídeo que você fez.
Os custos para essa ação dependerão de como você vai organizar as estratégias para elaborar o vídeo. Alguns contratam atores, equipes de produções, mas sempre há um modo de fazê-lo com poucos custos.
E você ainda pode monetizar sua estratégia com os vídeos!
Pense você elaborar um vídeo para fazer a divulgação do seu projeto, apresentação, exaltação… E com estes vídeos que vão ajudar a atrair clientes, ganhar dinheiro neles por visualização?
Os vídeos podem ser patrocinados por outras empresas através de anúncios que podem aparecer antes, durante ou depois do vídeo. E a cada visualização desta propaganda no seu anúncio, vira uma monetização do seu canal.
Dessa forma, o seu canal torna-se ainda mais rentável.
Investir em Marketing de Publicidade para Youtube
A princípio, precisamos conhecer as oportunidades de publicidade no youtube. Duas formas de anúncios podem ser feitas:
- TrueView: as que podem ser puladas ou ignoradas
- Bumpers: publicidades que não podem ser puladas tampouco ignoradas pelo usuário.
Bumpers
Os Bumpers são aqueles videozinhos rápidos que aparecem geralmente no começo ou no final do vídeo. Eles não devem conter muita informação, é uma mensagem rápida e direta sobre sua marca e devem ser impactantes.
Exemplo de Bumper:
Este vídeo é um exemplo de bumper feito pela gigante empresa de locação de imóveis por tempo curto, Airbnb.
TrueView
TrueView é o modelo que adota a postura de não querer que o telespectador seja pego de surpresa com o conteúdo. Ele é chamado para ver o anúncio completo que deverá ter mais algum tempo de duração. Observe o exemplo da montadora internacional de carros de luxo BMW. Perceba a opção de “pular anúncio” no canto inferior direito.
Os anúncios TrueView dividem-se em In-stream e Vídeo Discovery.
In-Stream
É reproduzido antes ou após o vídeo, com a opção de pular depois de quatro a seis segundos de visualização. É uma propaganda semelhante a que é feita nas televisões, só que vem antes de algum vídeo. Você ganha quando a pessoa assiste trinta segundos do seu vídeo, ou clica na tela, dependerá de qual reação o usuário terá primeiro.
O mesmo exemplo da BMW anteriormente é uma referência de In-Stream.
Vídeo Discovery
Esta é uma miniatura que fica pelo Youtube, seja na tela inicial de busca, ou na barra do canto na tela de exibição de vídeo, em algum lugar estará sendo sugerido o seu anúncio, que será encaminhado para a pessoa que pesquisa as palavras chave do seu produto.
A principal vantagem de se investir no Youtube está em sua variedade e praticidade. Temos diversos recursos para a criação e produção de conteúdos, que o que nos limita é nossa criatividade.
A plataforma nos auxilia a expandir o nosso projeto e a se conectar com a audiência, ajudando nos processos de desenvolvimento.
O site possui diferentes caminhos, estratégias e abordagens para atrair novos públicos, conquistas clientes em potencial e fazer crescer seu projeto.
Então, comece a utilizar esta plataforma não só para se divertir, como também para alavancar as vendas do seu negócio, a comunicação e a interatividade com os internautas via vídeos.
É claro que se você quiser entrar em contato conosco para tirar algumas dúvidas de como fazer isso, será bem vindo! E por isso, pode deixar seu comentário aqui no post.