16 ago Percepção de Valor é Resultado de Lucro
Discorde se eu estiver errado, mas eu tenho certeza, que você já comprou algum produto, serviço ou marca somente pela promessa que ele está te oferecendo. Isso é muito comum.
Então, começamos desse ponto:
Qual é a promessa do seu produto ou negócio?
É muito importante que você crie essa promessa e deixe bem clara para o seu público-alvo. Sabe por quê? Porque é ela que mostra o que o seu produto vai fazer por ele, é a promessa que vai ajudar a crescer suas vendas e ainda, criar o seu posicionamento na mente do seu cliente.
Lembrando que outro ponto importante é que a sua promessa não necessariamente é uma garantia.
A sua promessa é uma possibilidade que a maioria das pessoas vai alcançar utilizando o seu produto ou serviço.
Então, vamos seguir e tentar achar um diferencial, criar o desejo e uma abordagem especifica para atrair novos clientes.
O que é diferencial?
É o que torna o seu produto único e superior aos seus principais concorrentes, é preciso, portanto, ser criativo e pensar de forma original.
Procure se inspirar em algumas coisas bem diferentes da sua, são técnicas que o levarão a pensar diferente, e entender como fazer para ter ideias originais.
Você também pode descobrir seu diferencial a partir do feedback de um cliente, portanto não se intimide em perguntar porque foi escolhido.
Hoje o que fará seu produto diferenciar-se dos outros é a experiência que ele proporcionará ao seu cliente e também, a forma com que você escolherá para posicionar sua marca para o seu público alvo.
Apresente valor para o cliente
O seu diferencial deve ter um apelo para despertar o desejo. Então, procure captar e entender suas necessidades, pergunte sempre e, sobretudo ouça e observe.
Saiba oferecer algo que o surpreenda, como por exemplo, o esforço deve se traduzir em atendimento e em qualquer horário, a atenção em pequenos serviços extras e a criatividade na apresentação do seu produto ou serviço.
Na hora da abordagem, vale a pena se destacar por sua especialidade do que ser mediano em várias. Tenha foco!
Tente exceder as expectativas do seu cliente
Essa é chave da retenção e da satisfação. Afinal um cliente altamente satisfeito permanece fiel por mais tempo.
Compra mais à medida que você lançar novos produtos ou até mesmo, quando você aperfeiçoa algum produto já existente.
Fala favoravelmente do produto, serviço ou marca.
Dá menos atenção a campanhas dos concorrentes e é menos sensível a preço.
Além disso, custa menos para ser atendido do que gerar novos clientes, uma vez que as transações são rotinizadas.