04 set Seu Sucesso é o Meu Objetivo
O sucesso do cliente é uma metodologia em que toda a empresa trabalha em prol de um objetivo: gerar resultados reais para o cliente que contrata o seu produto ou serviço.
O objetivo de qualquer empresa é fazer negócios que sejam bons para os seus clientes e que gerem uma boa percepção e crescimento da marca no mercado.
Mas como alcançar este resultado em um mercado cada dia mais competitivo? Como saber se os clientes estão, de fato, tendo resultado e uma boa experiência com seu produto ou serviço?
Bom, trabalhar com foco no sucesso do cliente é o primeiro passo para responder essas duas perguntinhas.
Sabendo da importância torna-se ainda mais crítico trabalhar com esse foco.
Você sabe o que é Sucesso do Cliente?
Vale ressaltar que a definição de resultado desejado diz respeito ao cliente, não ao que você acha que ele precisa.
Além disso, sucesso do cliente não para aí, pois diz respeito à experiência do cliente em todos os pontos de interação com a sua empresa.
Ou seja, sucesso do cliente deixa de ser uma responsabilidade de alguém na sua empresa e passa a ser de todo mundo que se importa com a empresa.
Um erro comum é achar que sucesso do cliente é uma nova forma de chamar o atendimento ao cliente, quando na verdade diz respeito a muito mais do que apenas atender clientes.
O Sucesso está relacionado diretamente à forma como o resultado desejado pelo cliente é encarado dentro das empresas.
Construa uma Cultura de Sucesso em sua empresa
Quero ir bem direto ao ponto com você: sucesso do cliente não é um setor, um cargo ou uma atribuição, mas tem que ser a razão de ser da sua empresa.
Se ela quer mesmo focar no sucesso do cliente ela precisa “respirar sucesso do cliente”
E para construir uma cultura de sucesso do cliente na empresa é preciso ter alguns aspectos valiosos em mente:
Venda e marketing
Um alinhamento bem afinado entre vendas e marketing será essencial para começar a focar no sucesso do cliente (antes mesmo que ele se torne um).
Sabe o por quê? Bem, quando você atrai o cliente certo através das suas ações de marketing passa para o time de vendas uma base rica para trabalhar potenciais clientes.
Vale dizer que “cliente certo” é um conceito extremamente particular da sua empresa, mas para te ajudar a definir tenha em mente o ponto mais importante: cliente que tem fit com seu negócio é cliente que tem chances reais de sucesso com o que ele pode comprar de você.
Foco 100% no Cliente
Se a sua empresa tomar todas as decisões, executar todas as mudanças e melhorias com foco no sucesso do cliente (experiência e resultados que ele quer) seu negócio estará no caminho certo.
Por isso, é importante alinhar o discurso não apenas de marketing e vendas, mas de qualquer comunicação da empresa.
Bom, uma empresa focada no cliente precisa aprender um pouco de cada cliente, seu mercado, especificidades e, principalmente, com os erros cometidos para melhorar cada dia mais.
Você tem que resolver problemas, aprender bastante e nunca reclamar de deles! Pode parecer uma coisa boba, mas se você deixa seu time reclamar de cliente isso se torna um hábito ruim, bem difícil de cortar depois que já está natural.
Isso tem tudo a ver com uma frase do Sam Walton fundador do Walmart, que adoro: “Existe apenas um chefe, o cliente. E ele pode demitir todos na empresa, desde o presidente, simplesmente gastando o dinheiro em outro lugar. ”
Tenha formas claras de medir o sucesso
É importante definir formas claras e usar as ferramentas corretas para acompanhar o cliente, os resultados e se o caminho está direcionando para o sucesso ou não.
Para isso existe o Google Analytics e outras ferramentas de mensuração de resultados periodicamente.
Ao mensurar os resultados frequentemente você não apenas terá o que mostrar para o seu cliente, mas saberá se o cliente está indo para o resultado que ele esperava ao comprar de você.
Tenha em mente que não basta vender e fazer o seu cliente usar seu produto ou serviço, é preciso orientá-lo e acompanhar toda a trajetória dele para agir de forma ativa, e não reativa.
Os primeiros passos
- “A primeira impressão é a que fica”.
- Esse clichê se aplica demais aos clientes da sua empresa, pois eles podem permanecer com você por muito tempo.
- onboarding é a entrada do cliente na sua empresa, é quando ele está aprendendo a usar seu serviço ou produto, compreendendo seus prazos, processos e entendendo como será sua jornada rumo aos resultados.
O objetivo do onboarding é educar o cliente e entregar o primeiro valor para que ele tenha certeza que fez um bom negócio ao se tornar seu cliente. Por isso, invista na entrada e nos primeiros passos dos seus novos clientes.
Ao ter um processo estruturado, tendo todos os envolvidos alinhados e focados no cliente a experiência dele será incrível e a percepção inicial deixará uma boa impressão… não estamos romantizando o cliente, estamos falando de retenção e divulgação da sua marca.
As entregas são essenciais
Por isso, você deve aproveitar o começo deste relacionamento para colher feedbacks, aprender com eventuais erros e entender as preferências do cliente.
Não deixe de ter sempre “ao alcance da mão” o que é sucesso para o seu cliente, o porquê ele comprou da sua empresa e o que é o mais importante para ele no que você entrega.
Você poderá usar essas informações valiosas ao longo da vida deste cliente com você para garantir que ele tenha sucesso.
Então, agora que você já sabe para onde direcionar seus esforços para garantir o sucesso dos seus clientes. Que tal começar clicando aqui e fazendo seu cadastro para uma consultoria exclusiva de marketing digital e desenhar sua estratégia para captação de novos clientes?
Vamos levar para você clientes novos todos os dias. Assim, você já começa com clientes segmentados, que estão interessados no seu produto ou serviço. Basta você focar na fidelização com resultados.