30 set Snapchat e Instagram Stories como ferramenta para o seu negócio
Nós temos a disposição diversos aplicativos, com funcionalidades diferentes.Os seus clientes estão diariamente utilizando muitos deles e provavelmente você também. Você já pensou nas oportunidades que esses aplicativos podem oferecer ao seu negócio em forma orgânica/gratuita?
Hoje nós vamos juntos entender melhor o que é o Snapchat, como ele está fazendo muito sucesso entre os jovens e também a chegada da funcionalidade Stories dentro do Instagram.
O Snapchat foi desenvolvido por Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown, estudantes da Universidade Stanford. Nesse aplicativo você pode mandar mensagens, imagens e vídeos curtos com o diferencial de que eles desaparecem logo após a visualização.
Ou seja o Snapchat se utiliza do efêmero, característica muito própria dos jovens, para ser o grande sucesso que vemos no momento. Os jovens confiam ao aplicativo fotos que eles não querem que sejam compartilhadas ou fiquem a disposição de alguém. O pensamento central dos usuários é compartilhar momentos reais, sem muita edição, com amigos e familiares. O que significa que a quantidade de conteúdo postado diariamente no Snapchat é maior do que em outras redes sociais, devido a utilização da efemeridade dos momento.
Em junho deste ano o Snapchat foi avaliado em 20 bilhões de dólares, sendo considerada uma das startups de tecnologia mais valiosas do mundo.
E no mesmo mês o app alcançou a marca de 150 milhões de usuários por dia sendo que estima-se que no Brasil sejam 5 milhões.
Deu para notar que utilizar o Snapchat é uma grande possibilidade de alcançar e engajar o seu público. Mas agora você deve estar se perguntando como eu posso utilizar esse app em prol da minha empresa?
Vamos aos exemplos:
Se nós começarmos a entender a essência do app, que compreende coisas efêmeras nós vamos começar a seguir algumas linhas de pensamento.
Lançamentos
Você está produzindo fotos da nova coleção que será lançada em breve no site? Então mostre para os seus clientes um pouco do que ele poderá conferir no site logo logo. Além de você criar credibilidade para o seu site, pois você está realmente mostrando que tudo aquilo que acontece no site é real você ainda desperta interesse por produtos que ainda nem foram lançados.
Impulsionar vendas
Já lançou um produto, mas você percebeu que ele não está vendendo como o esperado? Então que tal você criar um código promocional, tirar uma foto e postar no Snapchat da empresa? Em 24h essa imagem será apagada e você consegue impactar um público para a compra de determinado produto.
Bastidores de eventos
Você tem algum evento de lançamento de produto marcado? A cobertura de todo o evento pode ser feita via Snapchat. E esse é o aplicativo ideal para isso, porque você pode colocar diversas fotos e vídeos que não irão “cansar” o seu cliente, muito pelo contrário ele se sentirá parte daquele momento mesmo que seja pelo celular.
Solucionando dúvidas
Os seus clientes estão com dúvidas com relação a algum produto? Talvez esse seja o momento de você postar um vídeo sanando essas dúvidas. Ou você pode pedir para os seus clientes enviarem dúvidas sobre o seu produto e você marcar um dia na semana para fazer postagens apenas respondendo esses questionamentos. Dessa forma você se aproxima cada vez mais dos seus consumidores.
Instagram Stories
Mas a sua empresa tem Instagram? Então não perca a oportunidade da funcionalidade Stories recentemente lançada pelo Instagram. Essa nova função dentro da rede social se assemelha com o Snapchat, as fotos desaparecem em 24 horas e você consegue receber mensagens de feedback instantâneo para cada postagem.
O que significa que você já pode usar essas dicas dentro de um aplicativo que você já utiliza para sua empresa.
Você tem mais alguma dúvida sobre esse tema? Gostaria de sugerir alguma pauta? Nós queremos ouvir você, conte com a gente.